Mais de cem pessoas prestigiaram palestra sobre Osteoartrose no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), na manhã de segunda-feira, dia 12 de abril.
Ministrada pela médica reumatologista da Secretaria Municipal de Saúde de Osasco, Ana Paula Bazílio, coordenadora do Programa de Saúde do Adulto em Osasco, a palestra teve como objetivo de orientar a população idosa sobre como evitar a doença, tratá-la e identificá-la desde o princípio.
Durante a apresentação foram exibidas diversas fotos e radiografias de estruturas ósseas de mãos, coluna vertebral e joelhos, partes do corpo mais afetadas pela doença. Em seguida, a médica respondeu a perguntas feitas pelo público.
Segundo a médica, um dos principais sintomas da doença é a formação de nódulos dolorosos nas articulações dos dedos das mãos. “Atividades físicas de baixo impacto, ou seja, exercícios como caminhada, tai chi chuan, hidroginástica e dança de salão são as principais formas para evitar o aparecimento da Osteoartrose. Elas também previnem o surgimento de outras doenças, como a osteoporose, a obesidade, o diabetes e a hipertensão arterial” orientou.
Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação da
Secretaria de Saúde de Osasco