A reorientação curricular do Ensino Fundamental da rede municipal de Osasco acontece uma vez por mês, com a participação do coordenador e um professor por escola, e sob orientação de Sueli Amaral Mello, representante do MEC. Nestes encontros mensais, a discussão envolve textos propostos anteriormente para serem lidos pelo grupo participante.
No encontro deste mês, a discussão girou em torno do texto “Tempo e Espaços Escolares: (O Des)confinamento da Infância”, que busca discutir a organização do espaço da escola e fazer dele um local de educação e apropriação de conhecimento.
Segundo a orientadora Sueli Mello, o objetivo desses encontros é a educação do comportamento, ensinar a criança a educa-se numa perspectiva de entendimento e fortalecimento da auto–estima.
A discussão do espaço também leva a uma reflexão sobre a possibilidade da criança ter, dentro da sala de aula, atrativos que venham despertar a sua criatividade.
Para Viviane Dias Quiorato, coordenadora da EMEF Prof. Olavo A. B Spinola, essa discussão é muito importante. “O professor pode e deve mexer no espaço e tempo de aula sempre que achar que isso vai enriquecer o seu trabalho com seus alunos. Exemplo disso são as salas de 1º ano, que não trabalham mais com as carteiras em filas. A cada dia é usada uma formação diferente, onde todos possam se olhar”, explicou.
Rosangela Manfrinato, professora da EMEF José Martiniano de Alencar quer a ampliação do projeto. “Os encontros tem acrescentado bastante. E agora, com a participação da supervisão, vejo que existe a possibilidade de ampliar as discussões. Deixo a sugestão de que pudessem ser incluídas os professores de 1ª e 2ª séries”.
Secretaria de Educação
Assessora de Comunicação: Vilmary Macedo
Texto: Fátima Rodrigues