De 3 a 5 de março a Secretaria de Saúde de Osasco participou do Encontro Nacional de Coordenadores de Saúde do Idoso realizado em Salvador, Bahia. O encontro, organizado pelo Ministério da Saúde, teve como objetivo discutir os avanços da saúde na área do Idoso e contou com a participação de gestores dos 26 Estados e do Distrito Federal, além de coordenadores municipais.
Na mesa de abertura, a coordenadora nacional de Saúde do Idoso, Luiza Machado, falou que é uma causa recente a preocupação com esse grupo populacional, pois até pouco tempo atrás a maior parte das políticas do governo eram voltadas para a criança e a mulher. “Temos de fortalecer o ganho que tivemos e, para ampliar as nossas ações, disse.
Nos três dias do evento, também aconteceram conferências, oficinas temáticas e mesas de discussão com vários temas relacionados à Saúde do Idoso.
Eliana Bastos, gerontóloga e coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Idoso, representou a cidade de Osasco no evento e apresentou aos participantes todas as ações que o programa realiza no município. Foram destacadas as campanhas de prevenção a osteoporose e de luta contra a violência ao idoso, com seus respectivos materiais informativos, além do Programa Saúde Não Tem Idade, a implementação da caderneta do idoso, capacitação de profissionais da rede de atenção básica e protocolos de encaminhamento aos geriatras. Também foi destacado o Programa de Atendimento Domiciliar (PAD), implantado no município há mais de dois anos e que já atende mais de 200 pacientes, sendo em sua maioria pessoas da Terceira Idade.
Para Eliana, “participar de um encontro nacional, passar e ouvir experiências bem sucedidas de outros municípios e Estados reforça que temos que continuar neste caminho e investir, cada vez mais, na Saúde do Idoso”, realça. “Além disso, estes eventos viabilizam o estreitamento dos laços com o Ministério da Saúde”, complementa.
Luiza Machado parabenizou o município de Osasco por suas ações e materiais informativos produzidos para a atenção ao idoso “Quando os gestores acreditam e apóiam o trabalho de sua equipe, o trabalho acontece e produz bons resultados”, exclamou.
A coordenadora do programa diz que participar deste encontro mostrou que o município de Osasco está no caminho certo. “Pude ver que Osasco se enquadra nas ações que Estados e municípios de todo Brasil estão realizando”, destacou. “Estamos seguindo todas as diretrizes e ações dadas pelo Ministério da Saúde em relação à Saúde do Idoso”, enfatiza.
No final do encontro foi gerado pelos grupos de participantes um relatório com propostas e perspectivas para a atenção à Saúde do Idoso, com a finalidade de melhorar a política de proteção à pessoa idosa no âmbito nacional.
Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação da
Secretaria de Saúde de Osasco