Osasco promove Encontro Estadual de Escolas-Irmãs

Evento contou com a presença da secretária de Educação, Mazé Favarão; de Selvino Heck, assessor especial da Presidência da República; Márcio Cruz, coordenador do Programa Escolas-Irmãs; e de Iara Bernardi, representante do MEC em São Paulo

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, foi realizado em Osasco, na segunda-feira, dia 22, o I Encontro Estadual de Escolas-Irmãs. O evento, que aconteceu nas dependências do Centro de Formação de Professores, faz parte de um extenso programa que discute a Educação no Brasil, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, com destaque para o Fórum Mundial de Educação e do Encontro Internacional de Educação, que estão sendo realizados em Osasco durante esta semana.

Conforme destacou Selvino Heck, assessor especial da Presidência da República, o programa Escolas-Irmãs foi criado no início do primeiro mandato do presidente Lula, fazendo parte da rede de programas sociais. Voltado para a área educacional, visa a integração entre as escolas com o objetivo de possibilitar a troca de experiência entre a comunidade escolar. “É uma oportunidade que a escola tem de sair do seu espaço próprio, da sua comunidade, e se relacionar com outras comunidades e conhecer outras realidades na área da educação”, disse Selvino Heck.

O Encontro Estadual foi realizado em Osasco graças ao interesse da secretária Mazé, que conheceu o programa no MEC, em Brasília, e se prontificou a promover o encontro na cidade a fim de aumentar a sua difusão no Estado de São Paulo. “Além da troca de experiências na área de gestão, e também no campo pedagógico, achei muito interessante a possibilidade desse intercâmbio entre os alunos das mais diversas regiões do país”, afirmou Mazé, que sugeriu também a possibilidade dessa interação com escolas de outros países de Língua Portuguesa, como também de outros idiomas, como com escolas do Haiti. “No caso do Haiti, poderíamos ir além da simples troca de correspondência, e estudar a possibilidade de como poderíamos ajudar na reconstrução daquele país”, enfatizou.

O Encontro contou também com palestras de Iara Bernardi, representante do MEC em São Paulo, e de Márcio Cruz, assessor do Gabinete Pessoal da Presidência da República e coordenador do Programa Escolas-Irmãs. Representantes de diversas cidades e regiões do Estado participaram do evento em Osasco.

Check Also

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.