A Educação como Direito Humano é o eixo central de discussão do evento, que segue até quinta-feira e reúne representantes de diversos países
Foi aberto nesta terça-feira, dia 23 de fevereiro, no Unifieo (Centro Universitário da Fieo), o Encontro Internacional de Educação (EIE) de Osasco, evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação e que segue até quinta-feira, dia 25, com uma série de debates e seminários voltados aos professores da rede municipal de ensino e à comunidade em geral.
A cerimônia foi aberta com uma apresentação do grupo musical Teatro Mágico, seguida pela execução do hino nacional por músicos e cantores do Conservatório Musical Villa Lobos, da Fito (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco).
E o hino nacional foi a inspiração para as palavras iniciais da secretária municipal de Educação, professora Mazé Favarão. “Fico muito emocionada com o trecho ‘Verás que um filho teu não foge à luta´. Nós, osasquenses, e também os participantes desse evento, preocupados com o fato da Educação ser imprescindível para a conquista de uma vida melhor, não vamos nos furtar a essa luta”, iniciou seu discurso, lembrando também que todos os participantes do evento buscam ter a Educação enquanto um Direito Humano. “É muito importante levantar essa bandeira a todo momento. E que não ousem nos puxar para trás, pois sabemos que não vamos retroceder”, acrescentou.
Ela também apresentou números da rede municipal de ensino. “Temos aproximadamente 140 unidades escolares, 70 mil alunos e 5 mil professores e funcionários. Todos eles têm decidido pegar a Educação como uma construção sua. E em cada um existe a chama e a convicção de que somos capazes de fazer mais”.
Mazé abordou ainda a importância do encontro internacional. “Democracia não é um estado de espírito. É prática e confronto de idéias. Por isso, esse encontro confirma um marco para os educadores e para os cidadãos de Osasco de que realmente não vamos retroceder, pois a Educação é um instrumento libertário. Vamos debater, aqui, o quanto a sintonia da Educação de Osasco dialoga com a Educação do Brasil e do mundo. Quem vem para aprender e construir é muito bem vindo a Osasco”, finalizou.
Já o reitor do Unifieo, José Cássio Soares Hungria, falou sobre o orgulho em sediar o evento. “Nos sentimos honrados, orgulhosos e nos dispomos a efetuar eventos semelhantes”, afirmou.
Os deputados estaduais Maria Lucia Prandi e Marcos Martins também fizeram uso da palavra. Para a deputada, que já foi secretária de Educação em Santos, o conhecimento garante o crescimento do ser humano para uma sociedade mais justa. “Por isso, acredito e continuarei acreditando em uma Educação pública. E vejo que Osasco é um exemplo de Educação pública com qualidade social”. Já Marcos Martins falou sobre a oportunidade que o encontro proporciona em aprender com a experiência de outras cidades, Estados e países. “Assim, poderemos construir uma Educação de forma sustentável”.
Representando o ministro da Educação, Fernando Haddad, o secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, André Lázaro, elogiou várias iniciativas realizadas na rede municipal de ensino e que, segundo ele, acompanham as ações do ministério para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino no País. “Trago o cumprimento do ministro Haddad e parabenizo o prefeito Emidio e a secretária Mazé pelo excelente trabalho realizado”, ressaltando também sua alegria ao ver, na platéia, a presença de professores e alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). “Fico muito feliz ao ver que Osasco tem uma política educacional voltada a essa parcela da população”.
Ele também falou sobre os avanços registrados na Educação nacional e falou sobre a importância de oferecer igualdade de oportunidades, nesse setor, à população. “Conseguimos tornar a Educação obrigatória dos 4 aos 17 anos. Além disso, hoje 97,9% das crianças de 6 a 14 anos estão na escola. E entre 15 e 17 anos, esse índice é de 84%. Estamos agora trabalhando para ampliar o ensino nas creches e para os adultos. Já avançamos muito, mas ainda é pouco diante da dívida que o País tem com a Educação”, avaliou.
O evento foi encerrado com as palavras do prefeito Emidio de Souza. “O fato de Osasco realizar a Conferência Internacional de Educação já demonstra como vemos a Educação. É algo sem fronteiras e que não reconhece dificuldades para ampliar sua qualidade”, afirmou, lembrando ainda que, além do mostrar o que vem fazendo, a cidade quer, por meio do evento, recolher experiências bem sucedidas mundo afora.
Ele também elogiou o trabalho realizado pela secretária Mazé. “É uma pessoa competente e apaixonada pela Educação, que em 4 anos enfrentou muitos desafios. Ela coordenou, por exemplo, a elaboração do Plano Municipal de Educação, amplamente discutido pela sociedade, e que trouxe um ganho enorme para a cidade”, disse.
Outras conquistas da Educação de Osasco foram relatadas pelo prefeito. “Educação não é apenas construir escolas. É claro que as salas de aula são fundamentais. Mas Educação sem professor não se faz em lugar nenhum do mundo. E parte fundamental do sucesso de Osasco é a política de valorização dos professores. Ainda não estamos onde queremos, mas já avançamos muito.
As pajens, por exemplo, hoje são Professoras de Desenvolvimento Infantil. Garantimos ainda formação superior gratuita a 700 delas e todos os anos abrimos 50 vagas de Ensino Superior, na Fito, com bolsa integral”, disse.
Emidio ressaltou ainda a criação de ações como o PEI (Programa de Educação Inclusiva), que está promovendo a inclusão de alunos com deficiência na rede municipal, e o programa de Equoterapia, também voltado a esses estudantes, e que hoje é o maior centro público do País. “Além disso, estamos criando o ´A Escola vai para Casa´, com visitas domiciliares para conhecer a realidade do aluno, pois muitas vezes a dificuldade em aprender pode estar relacionada a problemas em casa”, acrescentou.
Emidio acrescentou ainda que, embora seja difícil transformar sonhos em realidade, a cidade deu outros passos nesse sentido. “O importante é que esse caminho não tem fim. Temos que buscar sempre uma educação de qualidade”, finalizou.
O encontro
O Encontro Internacional de Educação de Osasco conta com conferencistas do Brasil, Colômbia, Equador, Franca, Cuba, Alemanha, Peru, Argentina, Costa Rica, Venezuela, Itália, Bolívia, Cabo Verde, Uruguai e Espanha. E traz ainda com exposições dos principais programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação.
No hall de entrada do Bloco Branco do Unifieo, onde acontece parte da programação, há ainda stands de entidades ligadas à Educação, como Projeto Lego, Ciência Hoje, Livraria e Editora do Instituto Paulo Freire, Faculdades Anhanguera (que também sedia as palestras), CMDCA (Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente) e Fundação Bradesco, que levou ao local trabalhos dos alunos do curso profissionalizante de Desenho Artístico.
A Prefeitura de Osasco marca ainda presença no evento por meio de um stand próprio, no qual são divulgadas ações nas áreas de Saúde e Promoção Social, entre outras áreas, e espaços para Secretaria de Educação, de Habitação e do Programa de Economia Solidária da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão.
Também integram o evento uma exposição de fotos sobre o 1º vôo da América do Sul, realizado há 100 anos por Dimitri Sensaud de Lavaud, em Osasco; e a mostra fotográfica “Caminhos Ampliados”, resultado de um trabalho feito com alunos da Escola Especial Edmundo Burjato, da rede municipal.
A mesa de aberta do Encontro foi composta ainda pelo diretor do Fórum de Osasco, juiz Samuel Karazin; e pelo presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadoti, além do presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Vergínio e dos vereadores Aluizio Pinheiro, Cláudio da Locadora, Valdomiro Ventura, Valmir Prascidelli, João Gois e Rubinho. Também prestigiaram o evento os prefeitos de Pirapora do Bom Jesus, José Carlos Alves, e de Várzea Paulista, Eduardo Tadeu Pereira; os secretários municipais Gelso de Lima (Saúde), Jorge Lapas (Governo), Paulo Fiorilo (Administração), Renato Afonso Gonçalves (Assuntos Jurídicos), Luciano Jurcovichi (Serviços Municipais), Dulce Helena Cazzuni (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Juraci Dalle Lucca (Indústria, Comércio e Abastecimento) e Carlos Marx (Meio Ambiente); a coordenadora de Orçamento Participativo, Nice Abrantes; a coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, Sônia Rainho; o coordenador de Relações Internacionais, Aldo Rocha, a diretora de Comunicação, Emilia Cordeiro; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Osasco (Aceo), André Menezes; a diretora de ensino de Osasco, Maria de Fátima Volpiani; o vigário geral da Catedral de Santo Antônio, Monsenhor Claudemir; e o padre Cássio, da Pastoral Universitária, entre outras autoridades.