A Prefeitura de Osasco promove, até o dia 12 de fevereiro, ações de combate à dengue nas estações ferroviárias e rodoviária do município.
Dando continuidade a esse trabalho, a Secretaria de Saúde de Osasco firmou uma parceria com a CPTM, a fim de promover atividades educativas e de conscientização em relação à doença.
As ações incluem a distribuição de materiais informativos, orientação, exposição de maquetes e teatro de fantoches nas estações de trem de Osasco, Presidente Altino, Quitaúna, Km 21 e Estação do Km 18, além da rodoviária municipal, em Presidente Altino.
Segundo o coordenador do CCZ, biólogo Fábio de Souza Cardoso, o objetivo é abordar e levar informação para as mais de 5 mil pessoas que transitam em cada local diariamente. “Vamos aproveitar o grande fluxo de pessoas nestes locais no momento que antecede o Carnaval para informá-las e conscientizá-las sobre o problema da dengue”, pontuou.
“Procuramos com estas ações fomentar processo de mobilização, tendo por objetivo a adesão de pessoas e da sociedade organizada, de maneira consciente e voluntária, para o enfrentamento da dengue neste período de calor”, enfatizou o biólogo.
No verão, o forte calor associado às pancadas de chuvas forma o ambiente ideal para a reprodução das larvas do mosquito Aedes aegypti e, conseqüentemente, para a transmissão da doença. Neste período, quando a proliferação do mosquito é mais rápida, o melhor remédio para evitar o contágio é a prevenção. E a única forma de prevenção é o controle do vetor, podendo ser por meio de trabalho educativo para a sensibilização e conscientização da população, do controle mecânico e do controle químico realizado pelas equipes de combate à dengue do município.
Ações no cemitério
Também foram iniciadas, no dia 8 de fevereiro, ações de combate à dengue no cemitério Bela Vista. Esta medida é realizada por meio de uma parceria entre as secretaria de Saúde e Serviços Municipais e tem como finalidade eliminar focos de criadouros do mosquito da dengue. Atuam na atividade as equipes de combate à dengue e colaboradores do cemitério.
Treinamento com agentes da dengue
Em função da implantação de nova territorialização, de novos modelos de boletins de consumo de inseticida, vigilância e controle do mosquito da dengue, a Secretaria de Saúde de Osasco realiza no dia 11 de fevereiro, no Parque Chico Mendes, das 9h às 13h, um treinamento para 120 agentes de combate a dengue, com o objetivo de capacitá-los aos novos procedimentos.