Durante o encontro, grupo apresentou um balanço do serviço. Desde agosto de 2005 o SAMU de Osasco já atendeu quase 65 mil pessoas
Na tarde da última terça-feira, 26 de janeiro, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, recebeu em seu gabinete a equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Osasco. Durante o encontro, foi apresentado o novo coordenador do serviço, Francisco Rodrigues, e o balanço de atendimento desde 2005.
Emidio disse ser um entusiasta dos serviços realizados pelos mais de 250 profissionais do SAMU, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, operadores de rádio e motoristas, entre outros. “Tenho muita confiança nos serviços prestados pelo SAMU na cidade. Agora com o novo coordenador, espero melhorar ainda mais o desempenho funcional e que possamos resolver eventuais problemas com os relatórios que me serão apresentados nessa nova fase”, disse.
De acordo com o relatório, o SAMU atendeu, desde agosto de 2005 – com a USA (Unidade de Suporte Avançado), que consiste em uma equipe de 1 médico e 2 enfermeiros – mais de 6.300 casos. Já a USB (Unidade de Suporte Básico), com a equipe de 2 técnicos de enfermagem, fez mais de 54 mil atendimentos com menos gravidade, além de mais de 4.300 intercorrências (situação clínica que ocorre como complicação de uma doença, que aparece no curso de sua evolução).
Francisco Rodrigues, que assumiu o cargo de coordenador geral em dezembro de 2009, reconheceu que estar à frente da coordenação de um serviço como o SAMU é sempre um trabalho muito complexo, mas garante que o serviço, que já era muito bom, ficará ainda melhor.
Já o médico coordenador do SAMU, Marcelo Militerno, ressaltou a importância do serviço para a cidade. “O prefeito tem um mérito que não pode ser esquecido. Ao trazer o SAMU para Osasco, foi preenchida uma lacuna imensa, de uma demanda reprimida. A cidade não tinha um resgate como tem hoje”, afirmou.
Também participaram da reunião o coordenador de enfermagem, Eraldo Junior; o chefe operacional, Joeviles Ferreira e o administrativo, Washynthon.
SAMU
O SAMU 192 é um serviço que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o serviço, Osasco está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. Os atendimentos são realizados nas residências, locais de trabalho e vias públicas.
Mudança
Outra mudança administrativa foi realizada na saúde esta semana, Solange Cristina Silva assumiu o cargo de diretora do Departamento de Atendimento Primário, responsável pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pelos dois Centros de Atenção ao Idoso e pelo CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).
fico muito feliz em ver que a prefeitura de osasco, esta empenhada na saude da cidade. todas cidades do brasil deveriam ter o sistema SAMU. moro em sao paulo capital ao lado de osasco, e adoraria saber quando voces vao abrir concorso ou contrato de emergencia para socorrista, pois trabalho na area e adoraria fazer parte dessa equipe. um abraço a todos. socorrista rodrigues.