Recreio nas Férias agita as escolas da rede municipal de Osasco

O Recreio nas Férias chega à sua 10ª edição com um programa de atividades bem diversificadas para cerca de 16 mil crianças da rede municipal de ensino.

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, está garantindo diversão e entretenimento para toda essa garotada e conta, para isso, com uma equipe composta por 800 agentes recreativos, 160 auxiliares operacionais, 76 coordenadores de pólo, 25 oficineiros para capacitação e 23 oficineiros culturais, além da equipe de supervisão.

A programação se divide em atividades de recreação, passeios e oficinas culturais como artesanato, ciranda, danças populares, musicalização, teatro, grafite, fantoches e caça ao tesouro, entre outras.

A primeira semana de atividades começou no dia 11 de janeiro, com oficinas envolvendo todas as escolas municipais de Educação Infantil e escolas municipais de Ensino Fundamental. No sábado, 16, cada escola organizou a cerimônia de encerramento, mostrando aos pais tudo o que foi produzido neste período. A segunda semana começou dia 18 e termina sábado, dia 23.

Um dia de cada semana é reservado para um passeio especial. Este ano as crianças visitaram o Parque da Xuxa, o Pet Zoo (mini fazenda), o Playcenter, o Zoológico, a Cidade do Livro e as unidades do Sesc de Interlagos, Itaquera e Osasco, entre outros.

As crianças recebem café da manhã, almoço, lanches e transporte para os passeios, além do kit contendo mochila, boné e colete do programa, que facilitam a identificação e aumentam a segurança durante cada passeio.

Valorização Regional

Uma das orientações para o Recreio 2010 é de que as atividades sejam voltadas aos aspectos regionais. Pensando nisso, os agentes Washington Santos, o HP, e Willians Marques, ambos do Teatro Mágico, deram às crianças noções de maracatu – manifestação folclórica pernambucana –, e como fazer instrumentos e malabares típicos utilizando pets, barbante e TNT. “Gostei de aprender a mexer com os malabares. É divertido, bem melhor do que ficar em casa, porque eu não viajo nas férias”, afirmou Camila de Abreu, de 9 anos, aluna da EMEF Escultor Victor Brecheret, que participa pela 2ª vez do Recreio nas Férias.

A oficina de fantoches divertiu as crianças da EMEI Oswaldo Salles Nemer. Eles ouviram a história de Cabra Cabrez e depois aprenderam a fazer um fantoche de galinha. “Eu nunca tinha feito fantoches antes. É muito legal”, afirmou Kayane de Oliveira, 6 anos.

“É melhor do que ficar em casa assistindo TV. A gente se diverte com os amigos”, resumiu Ana Carolina Bicudo Costa, de 7 anos, aluna da EMEF Terezinha Martins Pereira, que se divertiu com a oficina de Caça ao Tesouro.

Visita Especial

Um dos passeios mais especiais desta 10ª edição do Recreio nas Férias foi o dos alunos da Escola Especial Dr. Edmundo Campanhã Burjato ao Zoológico, realizado no dia 19 de janeiro. Por volta das 12h, cerca de 70 alunos chegaram em três ônibus, um deles adaptado, ao Parque, localizado no bairro da Água Funda, em São Paulo. Uma equipe de cerca de 21 agentes foi destacada para acompanhar os alunos, além de alguns familiares.

O passeio começou com um lanche na área de piquenique do Parque e depois os alunos foram conhecer – ou rever – os animais. Elefante, girafa, foca, macaco, a cada espécie diferente o fascínio dos alunos aumentava. Mesmo os que não falavam conseguiam expressar sua felicidade com o passeio. “O sorriso da Carol já diz tudo. É uma oportunidade maravilhosa, principalmente para quem é cadeirante. Agradeço a Deus por isso”, relatou Adaltiva Santana dos Anjos, mãe de Caroline, de 16 anos, que participa pela 2ª vez do Recreio.

Lázara de Souza Freire, 43 anos, mãe de Cacilda Frutuoso de Lima, aluna do Burjato há um ano, concorda. “É uma ótima oportunidade de sair de casa, e ela adora passear. As excursões melhoram o comportamento dela em casa. Ela fica visivelmente mais feliz”, conta a mãe de Cacilda, que teve meningite aos 8 meses de idade.

“É muito bom. Gostei de tudo. Vou participar sempre”, afirmou, radiante, Ariani Holanda Moura, 23 anos, que tem Síndrome de Down.

Check Also

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.