A VII Conferência Nacional de Assistência Social, realizada nos dias 30 de novembro e 1, 2 e 3 de dezembro de 2009, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), contou com a participação de, aproximadamente, três mil pessoas, entre delegados estaduais, convidados, observadores, autoridades políticas, usuários e especialistas da área de assistência social.
A cidade de Osasco foi representada por Gilma Maria Rossafá, Secretária da Assistência e Promoção Social do município, e pelas delegadas estaduais, Márcia Oliva Soléra, representando a sociedade civil e Maria Isabel de Oliveira Panaro, representando o poder público.
Para Gilma, a VII Conferência Nacional de Assistência Social representou um importante momento de avaliação dos avanços e desafios na consolidação da Política Nacional de Assistência Social – PNAS e do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
A Conferência teve como tema a “Participação e o Controle Social no SUAS”, e contou com a presença do ministro Patrus Ananias, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Nos quatro dias de trabalho, os delegados de todo o Brasil discutiram e deliberaram sobre os rumos da democratização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Após a produção do documento final das propostas e das moções deliberadas na Conferência Nacional, será realizado, em 2010, um encontro municipal com todos os atores da área da assistência social (delegados, usuários, conselheiros, organizações sociais e trabalhadores) para reflexão de como implantá-las ou implementá-las na política de Assistência Social do município de Osasco.