Mais de duas centenas de pessoas saíram às ruas centrais da cidade de Osasco, no último sábado, 12 de dezembro em um ato contra as mudanças climáticas, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente. O grupo caminhou do estacionamento da Prefeitura até o calçadão da rua Antonio Agu.
Durante o ato, em frente ao Osasco Plaza Shopping, o secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, informou que em várias partes do mundo estavam acontecendo atividades contra as mudanças climáticas. Ainda de acordo com Marx, as imagens do ato em Osasco seriam enviadas para Copenhague, local onde estão reunidos 120 chefes de Estado, para discutir e buscar soluções para o problema do aquecimento global.
O evento contou com a participação do prefeito Emidio de Souza, que afirmou que dada a quantidade de pessoas envolvidas na luta, a ação mostra o amadurecimento da população, principalmente em relação às mudanças climáticas. “Se cada um fizer sua parte vamos conseguir salvar o planeta das condições que ele se encontra”, alertou.
O prefeito ainda informou que a cidade está fazendo sua parte, destacando a Lei que proíbe o uso de sacolas plásticas nos comércios, e ações como a Usina de Reciclagem de Entulho, coleta seletiva, do projeto Biodisel e de milhares de árvores plantadas.
A caminhada teve o intuito de despertar na população a importância da responsabilidade ambiental de cada um e conscientizar a respeito do grande desafio de diminuir o aquecimento global, iniciativa que depende da união de ações em todo o mundo.
No Brasil, o reflexo do aquecimento já deixa sua marca em catástrofes climáticas que tem desabrigado milhares de brasileiros. As fortes chuvas vem causando enchentes em diversos estados, principalmente na região Sul do país, onde acontecem, inclusive, ciclones extra tropicais.
O grupo que participou da caminhada percorreu as avenidas e ruas centrais da cidade, portando faixas e cartazes, com dizeres como: “Mudança climáticas você pode impedir isso”. “Assim você pode ajudar: plantando árvore, economizando energia, usando menos carro e reciclando lixo”. “Ajude a cobrar: o fim do desmatamento, despoluição dos rios e 100% de esgoto tratado.
O grito de guerra dos participantes foi uma frase de Chico Mendes, “É possível progredir sem destruir”. Eles também conduziram, durante a caminhada, um balão gigante que simbolizava o planeta. A peça era jogada de mão em mão e o objetivo era não deixar cair no chão. A atividade alertava para o fato de que cada um deve fazer sua parte para proteger o mundo.
Participaram da caminhada
O evento contou com a participação da JUCO – Juventude Cívica de Osasco, das ONG’s EDMAC e CEPROA, do Instituto MADA, representantes do IEPAC – Instituto de Estudo, Participação e Ação na Comunidade, ONG IYF e estudantes, além do apoio do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil que cedeu o caminhão de som que acompanhou a caminhada.
Atrações
O evento contou também com as apresentações do Grupo de Dança Viviane, e dos Bailarinos Thaís e Élson. Outra apresentação foi da ONG IYF, que trouxe uma performance musical característica do China, permitindo uma miscigenação cultural. Já a cantora e compositora Isa Ferreira se apresentou cantando musicas de sua autoria com temática verde.
Também prestigiaram o evento os secretários municipais Dulce Cazzuni (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Gelso Lima (Saúde), Jorge Lapas (Governo); os vereadores Aluisio Pinheiro (líder do prefeito na Câmara), Cláudio da Locadora, Josias da Juco, Valmir Prascidelli; entre outras autoridades.