A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), em parceria com o Centro de Educação, Estudos e Pesquisas (CEEP), e apoio das secretarias de Assistência e Promoção Social e Meio Ambiente, realizou, na tarde do dia 11 de dezembro, a festa de formatura dos educandos do projeto Formação Profissional, no auditório do jornal Diário da Região.
O evento celebrou a formatura dos alunos dos cursos de Culinária, Design Artesanal, Cabeleireiro, Jardinagem e Manicure e Depilação. Ao todo, foram qualificados 150 formandos, que cumpriram carga horária de 200 horas. A festa contou ainda com apresentações de dança do ventre, desfile de cabelos e declamação de poesia, todas realizadas por alunos do programa, além de uma exposição de móveis produzidos por alunos do curso de Design Artesanal.
Para Wellington Rodrigues dos Santos, aluno do curso de Cabeleireiro, a aprendizagem não se deu somente no âmbito da técnica: “Vivemos experiências interessantes, aprendemos a trabalhar em grupo, desenvolvemos noção de ética e entendemos que não há nada mais gratificante do que gostar daquilo que fazemos”, disse.
Já a aluna do curso de Design Artesanal, Sílvia Espíndola, falou sobre o orgulho de integrar a primeira turma de formandos do curso e a importância de trabalhar com materiais recicláveis. “Esperamos a continuação desse projeto tão importante de investimento no ser humano. Aqui se formam homens e mulheres guerreiros, com consciência de que o planeta precisa ser cuidado com carinho”, afirmou.
Gilma Rossafa, titular da Secretaria da Assistência e Promoção Social, elogiou o trabalho desenvolvido pela SDTI e pelo CEEP. “Fico muito feliz de ver realizado um trabalho como esse, capaz de enfrentar o desafio de articular ações, trabalhando a integralidade do ser humano e da comunidade. Nossos espaços estarão sempre abertos para parcerias e ações articuladas e integradas”, disse.
Encerrando as solenidades, a secretária da SDTI, Dulce Helena Cazzuni, destacou sua satisfação em ver uma festa de formandos com tanto ânimo, alegria e entusiasmo. “Temos muito o que comemorar, mas também ainda temos muito o que fazer. Esse é o fechamento de um ciclo, mas outros ainda vão acontecer e temos que aproveitar este momento positivo pelo qual o Brasil está passando para investir em ações de inclusão social. Essa é a prioridade da Prefeitura de Osasco e assumimos essa tarefa com empenho e responsabilidade. Nossa missão é que as pessoas ocupem seus espaços e possam trabalhar de maneira digna”, encerrou.
Ao final, foi realizada a entrega dos certificados e oferecido um coquetel.
Apoiaram o projeto o Centro Público de Qualificação Social e Profissional “Sindicalista Arsênio Rodrigues da Silva, CRAS Veloso, Centro de Inclusão Cúria Metropolitana de Osasco.
Também estiveram presentes ao evento a coordenadora do Programa, Jussara Dias; o diretor do CEEP, Cícero Umbelino de Crato; e a coordenadora do programa Osasco Solidária, Sandra Praxedes.
O projeto
O projeto de Formação Profissional integra a política de qualificação social e profissional da SDTI por meio do Programa Capacitação Ocupacional, com atendimento direto ao público de programas redistributivos, como o Renda Cidadã e o Bolsa Família. Os cursos ministrados oferecem, além da qualificação profissional, a oportunidade de geração de renda e inserção no mercado de trabalho.
O programa objetiva trabalhar a redistribuição de renda por meio de bolsas, oferece cursos de qualificação social e profissional e realiza reuniões sócio-educativas mensais, onde se discutem assuntos pertinentes a essa parcela da população, seus direitos como cidadãos, mecanismos de melhoria de sua qualidade de vida, elevação de sua escolaridade e construção de alternativas de geração de renda de forma individual ou coletiva.