A Roda da Saúde, uma ação do projeto Osasco Saudável, está sendo intensificada. Voltada à expansão da saúde e ao bem-estar da população,a atividade reúne várias ações, entre elas: orientação sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar, atividades físicas e práticas corporais.
As ações estimulam o cidadão a discutir, pensar e expor suas necessidades, desejos e expectativas em relação ao território onde ele mora, formulando o diagnóstico do local, com base no qual são definidas as palestras a serem realizadas e os projetos a serem implantados. O objetivo é reconstruir o modo de pensar e trabalhar a saúde, tomando como foco não apenas a doença, mas também as pessoas e o meio em que elas vivem.
A primeira Roda da Saúde foi realizada na comunidade do Açucará, em junho de 2009. Nos seis meses de atividade foram criadas mais três rodas nos bairros Rochdale, D’Ávila e Jd. Roberto.
Para a responsável pela Roda da Saúde, Maria Julieta Guerrieri, a Roda é um dos únicos espaços onde todos discutem políticas públicas sem discriminação de função, papel e nem de hierarquia. “Ela é aberta a todos os que quiserem construir uma nova forma de viver e de se relacionar coletivamente”, explica, salientando que na atividade não há instrutor, “todos se falam, vêem e se expressam livremente”, finalizou.