Durante a última reunião deste ano, membros do Conselho aprovaram propostas para o próximo ano e discutiram também ações da Operação Papai Noel iniciada nesta terça-feira
Sob a coordenação de Gilson Menezes, comandante da Guarda Civil Municipal de Osasco, o Conselho Municipal de Segurança Urbana realizou a última reunião de 2009, nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, ocasião em que foi feita uma avaliação das atividades deste ano e também discutidas propostas para o ano de 2010. A reunião foi realizada na sede da ACEO (Associação Comercial e Empresarial de Osasco), onde foi discutida também a realização da Operação Papai Noel, iniciada na manhã de terça-feira no Calçadão da Rua Antonio Agu. Conforme foi destacado pelos representantes da Polícia Civil, Policia Militar e Guarda Civil Municipal, a Operação Papai Noel de 2009 consistirá em reforço policial na área central sem prejuízo do policiamento na periferia.
O Conselho Municipal de Segurança Urbana conta com representantes de todos os órgãos responsáveis diretos pela segurança Pública, como a Policia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal, como também representantes de órgãos como o Corpo de Bombeiros, Instituto de Criminalística, IML, Defesa Civil, FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), e das Secretarias Municipais de Saúde, da SICA (Indústria, Comércio e Abastecimento) e Ouvidoria do Município.
Durante o encontro foram apresentadas e discutidas diversas propostas. A primeira foi apresentada pelo comandante Gilson Menezes. Trata-se da elaboração de um calendário fixo de reuniões ordinárias. Todos concordaram que essas reuniões devem ser realizadas de dois em dois meses, nas terças ou quartas-feiras, sempre na parte da manhã. Independentemente das reuniões ordinárias, ficou acertado que todos os membros serão comunicados e convocados para reuniões extraordinárias se assim for necessário.
Gabinete de crise
Outra proposta discutida e aceita foi a criação de um gabinete de crise para atendimento de casos de emergência ou mesmo em casos de eventos que ocorram grandes aglomerações de pessoas. O tema foi proposto pelo delegado de polícia, Paulo Sergio Maluf, da Delegacia Seccional de Osasco. Para o delegado, o gabinete de crise, com sede fixa e equipamentos adequados, possibilitará que todos os órgãos de segurança e departamentos da prefeitura possam realizar o atendimento das vítimas com maior rapidez e eficácia.
Menos criminalidade
Durante a reunião, a Polícia Militar apresentou dados estatísticos mostrando todas as ações da PM em conjunto com a Polícia Civil a Guarda Civil Municipal, De acordo com esses dados do SACRIM (Sistema de Análise Criminal), apresentados pelo major da PM Virgulino, comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, e pelo capitão PM Paes de Souza, Operacional do CPA-M/8 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano), graças a um bom trabalho de planejamento e de ações conjuntas entre as forças de segurança, nos três meses caíram os índices de diversos tipos de crimes em Osasco, como homicídio, furtos e roubos de veículos. “Esperamos que em 2010, possamos aperfeiçoar nossos serviços e, com o gabinete de crise e com planejamento das ações, esperamos que esses índices venham cair mais ainda”, disse o comandante Gilson Menezes.
A reunião contou com a presença do comandante da CGM, Gilson Menezes; major Virgulino, comandante do 14º BPM; capitão Paes de Souza, do CPA-M/8; delegado Paulo Sérgio Maluf, da Delegacia Secional de Osasco; Rita de Cássia, do Corpo de Bombeiros; Erivan Gomes, subcomandante da GCM; Virgilio José Ribeiro, da FEBRABAN; Nicolau Demiizshi, do Instituto de Criminalística; Marília Dias, do IML; delegado Archimedes Véras Junior; José Pedro da Silva, da Ouvidoria; Willian de Martini, da SICA; Osvaldo Gregório, do Conselho de Segurança-Centro; da vereadora Ana Paula Rossi; do vereador Josias da Juco e de Almir do Nascimento, o Mille, coordenador da Defesa Civil de Osasco.