O prefeito Emidio de Souza aproveitou a manhã de quarta-feira, 14 de maio, para visitar e provar os doces e salgados produzidos na Padaria Solidária Pão Sol – um projeto de inclusão social e geração de renda promovido em parceria entre o Fundo Social de Solidariedade de Osasco (FSS) e a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI) e que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na oportunidade, ele também visitou o Centro de Inclusão Digital (CID) que funciona em parceria com o SERPRO, no mesmo prédio.
O projeto conta com o apoio do Instituto de Tecnologia Social e da Financiadora de Estudos e Projetos, e funciona em uma oficina setorial de alimentação, formando técnicos em panificação e confeitaria. “Esse espaço é utilizado como laboratório para que possam produzir seus doces e salgados com acompanhamento técnico e todo cuidado com a segurança alimentar”, disse Sandra Praxedes, responsável pelo Programa Osasco Solidária.
De acordo com o prefeito, a Padaria Solidária Pão Sol foi inaugurada há seis meses e já é possível averiguar a qualidade das aulas. “Com as condições necessárias estamos trabalhando para garantir emprego para as mulheres da cidade. Ao final dessa experiência, cada um poderá montar seu próprio negócio, porque estarão mais preparados e qualificados profissionalmente. Espero que saibam aproveitar essa oportunidade”, disse.
Para os alunos esse projeto social é a chance de um recomeço. “Sou aposentada por invalidez e não consigo sobreviver com o benefício. Participar desse curso é uma oportunidade única para me qualificar e começar uma nova profissão. Além disso é a realização de um sonho”, afirmou Ednalva Pereira Silva, 62.