O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, prestigiou a cerimônia de instalação da Procuradoria-Seccional Federal em Osasco. O evento foi realizado na tarde de quarta-feira, dia 25 de outubro, na Câmara Municipal de Osasco, e contou com o descerramento simbólico da placa de inauguração da sede do órgão, que passa a funcionar na avenida Dionysia Alves Barreto, 233, na Vila Osasco.
A Procuradoria é um órgão vinculado à Advocacia-Geral da União, que tem como função fazer a representação judicial e extrajudicial, além de consultoria e assessoramento jurídico, das autarquias e fundações públicas federais, como INSS, Funai, Inmetro, Ibama e Institutos Federais de Educação Tecnológica. E passa a atender toda a região Oeste, abrangendo desde São Lourenço da Serra até Itapevi.
O evento foi aberto pelo presidente da Câmara Municipal de Osasco, Osvaldo Vergínio, que em seguida passou a presidência para coordenador geral de Planejamento e Gestão da Procuradoria Geral Federal (PGF), Adler Anaximandro da Cruz e Alves, que no evento representou o procurador geral federal Marcelo Siqueira de Freitas.
Em seguida, foi apresentado um vídeo institucional sobre os 15 anos da PGU.
Na sequência, o presidente da Câmara falou sobre a importância da conquista para Osasco. “Antes, tudo passava por São Paulo. Agora, essa seccional vai atender 13 cidades da região”, disse.
Já a procuradora da 3ª Região, Sonia Mutchnik, agradeceu o apoio que o prefeito Emidio de Souza vem dando a todas as ações na área jurídica. Ela também ressaltou que a regional de Osasco é a 5ª procuradoria seccional inaugurada este ano. “Essas unidades trazem um grande ganho de eficiência, além de dar uma nova identidade aos procuradores”.
O presidente da OAB/Osasco, José Paschoal Filho, também discursou e ressaltou a luta de Osasco para obter uma Vara Federal. “Já protocolamos, junto com a prefeitura, esse pedido”,disse.
A necessidade da instalação de uma Vara Federal em Osasco também foi destacada pelo prefeito Emidio de Souza. “É com imenso orgulho que a cidade recebe essa Seccional. Mas Osasco é uma das cidades que mais cresce no País e, aliado a isso, crescem também todas as demandas, incluindo as relacionadas à Justiça. Por isso, já passou da hora de Osasco ter direito às suas varas federais. Acredito que tanto a presença do Juizado Federal Especial na cidade quanto agora a instalação da Procuradoria Seccional representem mais passos rumo a essa conquista”, disse.
Em seguida, o procurador Eliseu Pereira Gonçalves foi nomeado Procurador Seccional Federal em Osasco. “Hoje e um dia de muita alegria, pois um sonho distante virou realidade. Mais um tijolo foi assentado no projeto de reestruturação da Procuradoria Geral Federal”, afirmou.
Já o coordenador geral de Planejamento e Gestão da Procuradoria Geral Federal, Adler Anaximandro Cruz e Alves, ressaltou a escolha de Osasco para essa nova Seccional. “Ela representa o reconhecimento da importância que Osasco tem para o Estado e para o País”, afirmou.
Também prestigiaram o evento os secretários municipais Renato Afonso Gonçalves (Assuntos Jurídicos) e Jorge Lapas (Governo); a juíza presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Sonia Maria Lacerda; a juiza presidente do Juizado Especial Federal de Osasco, Cristina Petris de Paula; o juiz federal e presidente da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Ricardo de Castro Nascimento; os juizes federais Davi Roca de Magalhães e Silva e Rodiner Roncada; o presidente da OAB/Carapicuíba Satsys Zeglaitis Júnior; e os vereadores Rogério Lins, Josias da Juco, Aluísio Pinheiro, Fumio Miazaki, Ana Paula Rossi e João Góis, dentre outras autoridades.