Dia da Consciência Negra é celebrado no Restaurante do Servidor de Osasco

650 Leandro Palmeira (1)A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Administração, promoveu no dia 18 de novembro, no Restaurante do Servidor, a 7º edição de almoços temáticos, que desta vez celebrou o Dia da Consciência Negra. O evento foi realizado em parceria com a Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial e a empresa de alimentação PURAS do Brasil S/A, que administra o restaurante.

“Ninguém nasce odiando alguém pela cor da sua pele, ou por sua origem, ou por sua religião… para odiar, as pessoas precisam aprender… e se elas podem aprender a odiar… Podem ser ensinadas a amar”.

650 Leandro Palmeira (2)Esse texto de Nelson Mandela, foi entregue para todos os servidores que almoçaram no restaurante e prestigiaram um pouco da cultura afro-brasileira. O cardápio, além do trivial, incluiu a tradicional feijoada. Já as decorações em folhagens, roupas, cartazes e fitas na cores vermelha, amarela, verde e preta, fixadas nas colunas do restaurante, lembraram o continente africano.

Durante o almoço o diretor da Cooperativa 1º de Maio, Carlos Garcia, o servidor da Escolinha do Futuro, Jair Vieira, e o servidor da Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, Carlos Umberto Silva de Aquino, o popular Pé, cantaram músicas populares brasileiras.

Um grupo de dança formado também por servidores apresentou danças afros e roda de capoeira. Já Eduardo de Almeida, que é servidor da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer, dançou gafieira com sua parceira Sandra R. da Cruz gafieira.

Presente no almoço o secretário de Administração, Paulo Fiorilo, abordou a importância da data. “Nos antecipamos à celebração do Dia da Consciência Negra aqui no restaurante devido a outros eventos que estão acontecendo na cidade relacionados ao tema. É importante continuar a luta pela igualdade racial divulgando a valorização do negro para a cultura” disse.

Na ocasião, o secretário informou ainda que, por determinação do prefeito Emidio de Souza, a 2º parcela do 13º salário será antecipada para o dia 20/11. Ele disse também que a Prefeitura firmou parceria com a escola de idiomas Skill para oferecer cursos a preços diferenciados aos servidores.

Ainda no restaurante, a coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Social, Sonia Rainho, ressaltou a igualdade raças. “O preconceito e o racismo existem, e são crimes. A luta é para construirmos um país para todos. Somos filhos de Deus e somos todos iguais” afirmou.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes) e Gilma Rossafá (Assistência e Promoção Social), entre outras autoridades.

Check Also

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.