A Usina de Reciclagem de Entulho de Osasco foi destaque no Jornal da Record, exibido no dia 13 de novembro, dando exemplo no destino e reaproveitamento do entulho na cidade. A ação além de gerar economia em novas obras, ajuda na preservação do meio ambiente.
Durante a semana de 09 a 14 de novembro, a Rede Record apresentou uma serie de reportagens sobre lixo e reciclagem. Algumas cidades foram destaques, devido o montante de detritos encontrados em vias públicas e por não terem local apropriado para sua destinação.
Já Osasco foi exemplo de destino certo. A cidade implantou uma Usina para reciclar as sobras da construção civil que são processadas e usadas na pavimentação de ruas. O secretário de Obras e Transportes do município, Waldyr Ribeiro Filho, abordou os resultados. “O entulho reciclado gera uma economia de 40% nas obra de pavimentação, além de preservar o meio ambiente o ganho é fantástico”, disse, em entrevista ao repórter Rodrigo Vianna.
Foram apresentados também imagens do trabalho da Usina, que após triturar o entulho, separa os materiais que serão reutilizados. O repórter ainda percorreu canteiros de obras e algumas das praças, ruas e calçadas da cidade, que foram executadas pela prefeitura com o material reciclado.
A Usina
A Usina de Reciclagem de Entulho de Osasco (Ureosasco) foi inaugurada no dia 13 de maio deste ano, pelo prefeito Emidio de Souza, e fica situada na rua Sérgio Ribeiro da Silva, 265, Portal D’Oeste II.
O equipamento teve investimentos de R$ 1,6 milhão e foi instalado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Osasco, que cedeu um terreno de 5 mil metros quadrados e arcou com 50% dos custos, o Instituto Nova Ágora (Inac), a Fundação Banco do Brasil – que cedeu os equipamentos – e a Companhia de Seguros Aliança Brasil (BB Seguros), que contribui com R$ 150 mil para o custeio operacional pelo período de 6 meses.
Hoje, a Usina está produzindo 150 toneladas de material dia, mas tem capacidade para reciclar 25 toneladas/hora de entulho limpo, gerando areia, pedra 1, rachão, pedrisco e bica-corrida.
ola! estou desenvolvendo (TCC) gostaria de saber se Osasco tem algo sobre reciclagem de lampadas fluorescente