Diversos departamentos da Prefeitura estarão mobilizados para operações, de dezembro a março, visando a prevenção de enchentes
Prevenção e atenção permanente. Estas são as palavras de ordem na Defesa Civil de Osasco e na Coordenadoria de Combate às Enchentes e de Prevenção em Áreas de Risco (Cecepar), que nesta segunda-feira, dia 16 de novembro, promoveram a primeira reunião para organizar e colocar em prática o Plano de Contingência Emergencial, de acordo com o Decreto Municipal 9503/2005, criado pelo prefeito Emidio de Souza, logo no inicio de seu primeiro mandato. A reunião, comandada por Delcides Regatieri, titular da Cecepar e responsável pela execução do Plano, foi realizada na sede da Defesa Civil.
Além de Delcides Regatieri e do coordenador da Defesa Civil, Mille do Nascimento, a reunião contou também com a presença da secretária Gilma Rossafa (Assistência e Promoção Social), e com representantes do Fundo Social de Solidariedade, João Barbosa; da Secretaria de Serviços Municipais, Amanda; da Secretaria de Obras e Transportes, engenheiro Baba e Antonio Dias; da Secretaria do Meio Ambiente, Rosi; da Secretaria da Habitação, Luiz Paulo, e do Demutran, Vagner.
Conforme destacou Delcides Regatieri, a pedido do prefeito Emidio de Souza, será organizado um Plantão Único, onde constará o nome e telefone de contato de, pelo menos, um representante de cada setor que fará parte do Plano de Contingência Emergencial. “Desta forma, em caso de emergência, teremos condições de localizar imediatamente esse representante para uma mobilização geral de todos os departamentos envolvidos no Plano de Contingência”, disse Delcides.
Antes de entrar na discussão de temas estruturais e de organização do Plano Emergencial, o titular da Cecepar distribuiu para todos os representantes uma listagem contendo os pontos que merecerão maior atenção em casos de alagamentos e de deslizamentos, como encostas de morros e habitações localizadas próximo a córregos e rios. Em seguida, foram discutidas questões de responsabilidade de cada setor na execução do plano, que vão desde o atendimento emergencial num acidente, passando pelo socorro de eventuais vítimas e locais de abrigo para desabrigados.
Segundo Delcides Regatieri, o Plano de Contingência Emergencial contempla uma série de ações preventivas, que visam minimizar possíveis prejuízos causados pelas chuvas. “Desde 2005, o prefeito Emidio procurou executar importantes obras de infraestrutura contra as enchentes, obras essas que acabaram com os antigos problemas de enchentes que, durante 40 anos, atingiram, principalmente, a população da zona Norte. Contudo, o verão é um período que merece atenção redobrada do poder público, pois, como estamos vendo acontecer no Rio de Janeiro, as chuvas são fortes e podem causar problemas inesperados e sérios. Assim, com o Plano de Contingência Emergencial, a administração fica mobilizada durante todo o verão. Mensalmente fazemos reuniões de avaliação e, em março, elaboramos um relatório sobre todas as ações do Plano Emergencial”, destacou.
Uma cópia do Plano de Contingência Emergencial de Osasco será enviada à Casa Militar do Governo do Estado para facilitar o trabalho em ações conjuntas entre a Defesa Civil do Município e a Defesa Civil Estadual. Qualquer ocorrência de alagamento ou de deslizamento pode ser comunicada à Defesa Civil pelo telefone 199.