A Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Dias da Silva, situada no Jd. Quitaúna, desenvolve atividades de horta e jardinagem com seus pacientes e moradores do bairro.
A ação acontece todas as terças e sextas-feiras, das 7h30 às 10h30 e tem como objetivo promover a inclusão social de jovens e adultos através de atividades práticas, como o cultivo de hortaliças, além de trabalhar a noção de conhecimentos sobre educação ambiental e alimentar, agroecologia, cidadania, jardinagem e agricultura urbana.
A iniciativa foi planejada e coordenada pela chefe da unidade, Sara Martins, e pela terapeuta ocupacional, Regina Gravello Spera. Os psicólogos e médicos psiquiatras da unidade também contribuem com o projeto.
Para Regina Spera, a atividade serve como um instrumento terapêutico. “A horticultura estimula a expressão pessoal, concentração, memória, responsabilidade, troca de experiências, auto-valorização, estruturação de pensamentos e produção”, enfatiza. Além disso, a terapia ocupacional usa o grupo para mobilizar, estimular idéias, treinar para a vida e trabalho em sociedade, complementou.
Para fazer parte da atividade é preciso ir até a UBS Francisco Dias da Silva, no Jd. Quitaúna, das 8h às 16h.
Serviço:
Atividade de Horta e Jardinagem
Datas: terças e sextas-feiras
Hora: 7h30 às 10h30
Local: UBS Francisco Dias da Silva
Endereço: Av. Marechal Edgar Oliveira, 800, Quitaúna – Osasco
Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Saúde