A Prefeitura de Osasco por meio de sua Secretaria de Educação e em parceria com a Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), promoveu no sábado, 17 de outubro,a aula inaugural do novo pólo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Osasco. A sede da Universidade passa a ser no Centro de Formação Continuada de Professores, localizado à Avenida Marechal Rondon, 263, Centro. Antes, a unidade funcionava no prédio da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco.
A programação contou com mesa de abertura e a palestra “Educação a Distância: Desafios e Perspectivas no Brasil”, proferida pela coordenadora UAB/UFSCar, Denise de Abreu e Lima.
Implementado em 2007, o pólo tem cerca de 230 estudantes matriculados nos cursos de licenciatura em educação musical; bacharelado em sistemas de informação e de aperfeiçoamento em gênero e diversidade na escola, todos ofertados pela Ufscar. Para Tatiana Silva, aluna do curso de Sistema de Informação, o novo espaço oferece facilidade de acesso e estrutura. “Agora temos um lugar para chamar de nosso”, disse.
Feliz com a aula inaugural para a apresentação do novo espaço, a coordenadora do pólo Osasco, Vera Aparecida de Oliveira, destacou que a luta pela Universidade Aberta levou dois anos. “Esse será um espaço de vida acadêmica com construção de uma comunidade virtual e presencial. Fico honrada com a oportunidade de participar da implantação da UAB, porque essa é mais uma etapa na difícil tarefa de fazer Educação à distância”, destacou.
A secretária de Educação, professora Mazé Favarão, também demonstrou satisfação em poder compartilhar a UAB com toda a população. “O pólo se coloca como referência para outros municípios”, disse, salientando que Osasco vem investindo na Educação e conseguiu desenvolver um programa pioneiro de apoio e aperfeiçoamento dos profissionais com várias oficinas e uma agenda imensa de atividades.