Alunos dos cursos de Biologia, Farmácia e Fisioterapia, com supervisão dos professores das áreas, realizarão os testes; desde 2003, já foram atendidas mais de 3200 pessoas de Osasco e região
No próximo dia 10 de maio, sábado, o UNIFIEO realiza a 14.ª edição da Campanha de Detecção do Diabetes. Alunos dos cursos de Biologia, Farmácia e Fisioterapia, supervisionados pelos professores das respectivas áreas, estarão realizando os testes de detecção, enquanto alunos de Educação Física colherão dados sobre medidas antropométricas (peso, altura e circunferência abdominal). O serviço estará disponível para a população de Osasco e região, gratuitamente, das 7h30 às 11h30, no Campus Vila Yara.
No ato do exame, é feito um pequeno furo com agulha descartável no dedo médio ou no indicador do paciente. Uma gotícula de sangue é coletada em uma fitinha, que a seguir é acoplada ao aparelho Accu-Chek Advantage, da Roche. O resultado é verificado em menos de um minuto. Os casos positivos de diabetes serão encaminhados aos Postos de Saúde do Município de Osasco para confirmação diagnóstica, tratamento precoce e prevenção de incapacidades. Além disso, haverá orientação e aconselhamento à comunidade participante sobre a doença, prevenção, tratamento, complicações, atividades físicas e dieta adequada.
Desde 2003, mais de 3200 pessoas de Osasco e região foram atendidas. Destas, 4,4% dos casos foram detectados como novos e em seguida encaminhados para confirmação diagnóstica. A campanha, além de utilidade pública, visa a conscientizar a população, especialmente na faixa etária a partir dos 40 anos, sobre a prevenção, tratamento e combate à doença.
Sobre o diabetes
O diabetes é uma doença crônica, caracterizada pelo aumento do nível de glicose no sangue, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos. Quando não tratado ou mal controlado pode provocar complicações sérias, como cegueira, doença coronariana, insuficiência renal crônica e até mesmo amputações de membros inferiores, coma e morte.
O diabetes pode ser classificado em dois tipos principais: tipo 1 e tipo 2. O Diabetes tipo 1 é caracterizado por condições que levam a absoluta deficiência de insulina, sendo que 95% da população com esse tipo de diabetes desenvolve a doença antes de 25 anos de idade. Já o Diabetes tipo 2 é caracterizado por secreção inadequada de insulina e incapacidade da insulina exercer seus efeitos. Esta é a forma mais comum da doença, que está associada ao histórico de diabetes na família, idade avançada, obesidade e falta de exercício.
14.ª Campanha de Detecção do Diabetes – UNIFIEO
– 10 de maio, das 7h30 às 11h30
– Local: UNIFIEO – Campus Vila Yara (Av. Franz Voegeli, 300 – Vl. Yara, Osasco)
Laboratório de Histologia, Bloco Coral – Térreo
Participação gratuita
Mais informações: (11) 3683-9517 e www.fieo.br