A delegação chinesa, da Província de Wuhan, recepcionada na cidade pela Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura visitou no dia 17/9, a Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria de Saúde do município. O objetivo foi conhecer a legislação de vigilância sanitária, a estrutura do departamento e soluções para superar problemas relacionados com armazenamento de alimentos.
Formado por agentes da Divisão de Distribuição de Alimentos e Medicamentos da Província de Wuhan, o grupo inclui a diretora geral, Li Yan, o vice-diretor Li Guangling; os diretores Wang Chengxue, Mao Zaichi, Luo Bin e a diretora Zhang Dailing.
Acompanhados do coordenador municipal de Relações Internacionais, Aldo de Miranda Rocha, e pelo tradutor Liu Yiqun, o grupo recebeu todas as informações e orientações de competência da Vigilância Sanitária, incluindo área de atuação, serviços de saúde, estrutura de trabalho, condições de armazenamento de alimentos, organograma da Secretaria de Saúde, forma de fiscalização, além de características da cidade.
As informações foram apresentadas pelos servidores da Secretaria de Saúde por meio de palestras, slides e impressos. O grupo de palestrantes incluiu a diretora de Saúde Pública, Mirtes Fabricanti, a técnica de Vigilância Sanitária da área de alimentos e veterinária, Elaine Salvestrin Spicciati, o técnico em Vigilância Sanitária e nutricionista, Eduardo Alves, o coordenador do centro de Zoonoses e Combate à Dengue, Fábio de Souza Cardoso e a coordenadora do Grupo Técnico de Vigilância Sanitária, Marta Cristina França da Silva Camillo.
Após o grupo tirar suas dúvidas, a diretora geral, Li Yan fez suas considerações finais “Valeu a pena vir até aqui. Vocês estão bem organizados e nos ajudaram muito. Agora vamos conhecer o trabalho de Manaus”, encerrou.
Em seguida, a delegação foi recebida pelo prefeito Emidio de Souza, em seu gabinete. “É uma honra receber a visitas de vocês. Já temos relação de amizade com o povo chinês e matemos convênio de cidade irmã com Xuzhou Tenham Osasco como uma cidade amiga e acolhedora”, disse.
Já a diretora geral Li Yan externou cumprimentos do prefeito de Wuhan. “Nosso prefeito mandou abraço e convite para que conheça nossa cidade. E quando eu chegar à China vou transmitir os conhecimentos que tenho de seu trabalho”, afirmou.