Secretária de Educação de Osasco participa do lançamento do Proeja-FIC

433 Divulgacao (1)Osasco integrou do projeto piloto do programa, que agora será implantado em todo país

Em cerimônia realizada na terça-feira, 18 de agosto, no auditório Prof. Aldo Ivo de Vicenzo, no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (CEFET), o Ministério da Educação – SP promoveu o encerramento do Projeto Piloto EJA-FIC e a abertura do Proeja-FIC (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, na Formação Inicial e Continuada com Ensino Fundamental).

433 Divulgacao (3)O Proeja-FIC foi elaborado segundo as necessidades, desafios e propostas derivadas das reflexões realizadas durante a execução do projeto EJA-FIC nos municípios de Osasco, Diadema e Guarulhos.

A cerimônia contou com a presença do professor Eliezer Moreira Pacheco, Secretário de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC); do professor Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, Reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP); professora Iara Bernardi, representante do Ministério da Educação em São Paulo; professor Chester Contatori, Diretor Geral do Campus da Cefet em São Paulo e Caetana Juracy Rezende Silva, coordenadora geral da Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica da SETEC.

Dois alunos foram convidados a dar um testemunho sobre a participação nas turmas do EJA com orientação profissional. Uma delas, Suzy Barbosa, que frequentou as aulas na EMEF Saad Bechara, falou da importância que as aulas tiveram em sua vida. “Fui em busca da realização de um sonho e ganhei um presente. O curso tem sido muito importante para mim”, afirmou.

A secretária de Educação de Osasco, professora Mazé Favarão, também prestigiou o evento, já que Osasco teve participação decisiva na elaboração do programa, trazendo ao piloto as experiências do OPEJA. “É auspicioso para nós, que lutamos por justiça, cidadania e condições para a educação, ver essa caminhada firme no sentido de pagar a dívida social com essas pessoas que foram furtadas da chance de terem Educação. Nós, que coletivamente construímos essa primeira etapa, vamos agora por um caminho que tem muita possibilidade de florescer. Vale a pena trabalharmos nessa perspectiva. O caminho é esse e vamos continuar trilhando”, disse a professora, em nome de todos os secretários de Educação envolvidos no processo.

Iara Bernardi, representante do MEC em São Paulo, disse que trata-se de um momento histórico na área educacional. “Conseguimos, com estas três cidades, montar um projeto para atender todas aqui presentes hoje. Não havia espaço para eles no sistema de educação. Por isso esse projeto é revolucionário”, disse.

OPEJA

A cidade de Osasco forneceu ao projeto piloto do Proeja toda a experiência obtida na elaboração do OPEJA – Orientação Profissional na Educação de Jovens e Adultos.

O objetivo do programa é oferecer, além de elevação de escolaridade, orientação profissional com vistas para incremento da empregabilidade daqueles que não puderam estudar na época adequada.

O Proeja-FIC tem o mesmo objetivo, só que em âmbito nacional, envolvendo 408 pessoas que já estão sendo capacitadas. Segundo o professor Vitor Brum, articulador do projeto no IFSP, a expectativa é que o programa atenda 40 mil alunos.

Fotos: Munir Ahmed – IIEP

Responsável: Vilmary Macedo

Texto: Soraia Sene

Check Also

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.