A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação de Osasco, lançou no dia 6 de agosto, a cartilha “O Dia D Contra a Gripe”, uma publicação explicativa elaborada especialmente para as crianças, com personagens para colorir, jogos e muita diversão para que elas aprendam a se prevenir do contágio da Gripe de uma maneira muito divertida.
A revista conta as aventuras de Gabriel, Pedro e Cecília contra o vírus da gripe. “O objetivo foi unir, num só material, ações educativas e de prevenção, para que as crianças leiam, pintem e aprendam a se cuidar enquanto fazem uma atividade gostosa, que pode ser feita em família”, destaca a Secretária de Educação, Profª. Mazé Favarão.
Além da cartilha e do próprio adiamento do retorno às aulas para evitar a propagação do vírus, outras ações de orientação e prevenção estão sendo tomadas pelas Secretarias de Educação e de Saúde de Osasco, como capacitação sobre a doença para todos os gestores, professores e funcionários das unidades, reunião com os pais sobre o tema, provimento extra de material de limpeza e álcool gel para as unidades, além de distribuição de farto material de apoio, como folhetos especiais para os pais, para as creches, com enfoque nas educadoras e no cuidado com as crianças, entre outros.
Estas ações se somam ao pacote de medidas de controle e combate à gripe que a Prefeitura de Osasco está realizando, que incluiu:
– Instalação de uma tenda no Calçadão da rua Antônio Agu, em frente ao shopping Osasco Plaza, para orientações a respeito de higiene, dotada de lavatórios para as mãos, tv de plasma e vídeos fornecidos pelo Ministério da Saúde, além de profissionais da Secretaria da Saúde e da Educação à disposição da população para esclarecer eventuais dúvidas sobre a gripe.
– Distribuição de panfletos nos pontos de ônibus;
– Fixação de banners nos terminais rodoviários e estações de trem;
– Produção de 360 cartazes para serem colocados dentro dos ônibus que circulam pelo município;
– Distribuição de 180 mil folhetos informativos à população;
– Cartazes com orientação para lavar corretamente aos mãos afixados próximos aos lavatórios das unidades educacionais;
– Ligações telefônicas com mensagens gravadas sobre a doença para 130 mil domicílios;
– Criação de um serviço de esclarecimento de dúvidas por telefone, com ligação gratuita para o número 08007744644;
– Montagem de barracas, com apoio do Exército, para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas de gripe, nas três maiores unidades de saúde da cidade: o Hospital Municipal Central Antônio Giglio e os pronto-socorros do Jardim Santo Antônio e Helena Maria. Esse atendimento foi iniciado no último dia 24 de julho.