Realização de Conferência Internacional de Educação faz parte dos projetos que serão desenvolvidos com assessoria do Instituto Paulo Freire, cujo contrato com a secretaria foi renovado por mais dois anos
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco desenvolve, com assessoria do Instituto Paulo Freire, várias ações do Programa de Educação Cidadã (PEC) que se tornaram referência para outras cidades. Exemplo disso são os Conselhos de Gestão Compartilhada (CGEs), que abrem à comunidade a chance de participar das discussões da vida escolar, iniciativa que foi reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) como exemplo para o País. E ainda o Programa de Educação Inclusiva (PEI), que foi apresentando em conferência da Universidade de São Paulo (USP).
Agora, a intenção é de que essas experiências sejam trocadas também com outros países. Por isso, a renovação de contrato com o Instituto, por mais dois anos, prevê assessoria para realização, em Osasco, de uma Conferência Internacional de Educação.
As principais diretrizes dessa nova etapa do PEC foram apresentadas, na tarde de sexta-feira, dia 31 de julho, a diretores, vice-diretores e coordenadores da rede municipal de ensino pela Secretária de Educação, professora Mazé Favarão, e pela coordenação do Instituto Paulo Freire.
Segundo Mazé, a idéia de promover essa troca internacional de experiências surgiu depois que o projeto Sementes de Primavera, que visa a formação dos alunos da rede municipal em cidadania, foi apresentado com sucesso em um congresso na Alemanha, no final do ano passado. “Não só por essa iniciativa, mas por várias outras que estamos realizando na Educação de Osasco, acredito que já temos condições de sediar um Congresso Internacional”, afirmou.
Ainda não há data definida para realização do evento. Essa nova fase da parceria prevê também assessoria para participação de Osasco no Fórum Social da Educação, que acontece ainda este ano.
Outras ações previstas no contrato são a continuidade e aprimoramento dos projetos já realizados com sucesso, como os Conselhos de Gestão Compartilhada, o próprio Sementes de Primavera, e a formação dos professores, que contará com novos cursos. Há ainda novas iniciativas, como a implementação da reorganização curricular da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e a formação dos coordenadores desse nível de ensino.