A Prefeitura de Osasco, em parceria com o Instituto de Pesquisa, Ensino e Consultoria Técnica em Segurança Pública Municipal e o Conselho Nacional das Guardas Municipais, organizou o Fórum Paulista de Segurança Pública Municipal, que aconteceu durante todo o dia 24 de abril, no Centro de Formação de Osasco. O encontro reuniu comandantes de GCM´s de 40 municípios brasileiros, bem como representantes das polícias federal, civil e militar; das forças armadas; do Poder Judiciário; do Poder Legislativo, além da sociedade civil, universitários dos cursos de segurança pública e de gestão empresarial em segurança, e sindicalistas.
Essa é a primeira vez que Osasco é sede de um evento como este. Para o comandante da GCM de Osasco, Gilson Menezes, o Fórum é importante “na medida em que discute vários assuntos pertinentes à segurança pública municipal, mais precisamente sobre aspectos relacionados às corporações”, explica.
O objetivo foi fortalecer as GCM´s a fim de que as corporações se estruturem e se organizem na busca de melhor qualidade de seus trabalhos. De acordo com o último levantamento, feito em 2006, existem 786 GCM´S instituídas no Brasil. Segundo Fernão de Oliveira, delegado Seccional de Osasco, a integração entre os policiais é o segredo do sucesso das corporações. “Quando as GCM´s começaram a ser implantadas, elas agiam conforme uma filosofia estabelecida pelo próprio município. Hoje é diferente, existe troca de informações”.
O delegado da Polícia Federal, Pedro Sarzi, comunga da mesma opinião. “A palavra chave é a integração. Nosso objetivo, que é o combate ao crime, é comum. Tanto as polícias, quanto forças armadas e GCM´s podem e devem trabalhar juntas”.
A parceria entre as forças policiais também é bem vista entre os comandantes das GCM´s brasileiras. O reconhecimento da GCM como uma polícia de direito, e não só de fato como atualmente é tratada, é a meta das corporações. “A inclusão da instituição municipal de segurança nas forças policiais é fundamental. O papel das Agências Municipais de Segurança é organizar as corporações nessa luta, e esse Fórum é o caminho. São iniciativas como essa que fazem com que as GCM´s se fortaleçam. Estamos fazendo a lição de casa, e vamos entrar pela porta da frente no sistema de segurança pública”, disse Benedito Mariano, secretário de Administração de Osasco, pasta à qual a GCM está ligada.
“Vamos continuar lutando para alcançar nossos objetivos, tentando sensibilizar os outros órgãos de segurança na busca do reconhecimento das GCM´s como polícia de direito”, completou Mariano, que também é o coordenados da Câmara Setorial de Segurança Pública, órgão recém criado que congrega 11 GCM´s da região Oeste.
Durante todo o evento, aconteceram palestras sobre temas voltados à segurança.
Também prestigiaram o evento Cláudio Sérgio da Silva, secretário de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Osasco; Joana D’Arc, coordenadora de Gênero e Raça; Marcos Martins, deputado estadual; Dr. Fernão de Oliveira, Delegado Seccional de Osasco; Dra. Régia, corregedora da Guarda Civil Municipal de Osasco; Luis Carlos, vice-presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais; Major Rolim representando o 42º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano; e o vereador Rubens Bastos.