A cidade de Osasco está enfrentando, sem registrar ocorrências de cheias, o mês de julho mais chuvoso das últimas seis décadas. O êxito do município no enfrentamento às chuvas é resultados das obras de combate às enchentes inauguradas em 2007 na zona Norte. Elas livraram os moradores do Jardim Bonança, Rochdale e adjacências das históricas cheias que há mais de 4 décadas maltratavam suas casas.
A eficácia das obras, que já havia sido comprovada pelas duas temporadas de chuva de verão posteriores à inauguração (2008 e 2009), é posta novamente à prova neste inverno atípico. Julho está registrando o maior índice pluviométrico referente a este mês, dos últimos 60 anos. Até o dia 28, sem considerar a chuva de granizo da madrugada do dia 29, haviam sido acumulados mais de 170 mm de chuva.
Ainda assim, de acordo com o coordenador de Combate às Enchentes e Prevenção às Áreas de Risco, Delcides Regatieri, não houve nenhum incidente com relação a inundações. Ocorreram somente pontos de alagamento transitáveis, sem graves conseqüências.
Mais obras – Outra importante intervenção de combate a enchentes na zona Norte foi iniciada pela Prefeitura em janeiro último. São as obras de canalização do Córrego Rico, que corta os bairros Helena Maria, Munhoz Junior, Elvira, Aliança, IAPI e Rochdale.
A extensão total da canalização que irá beneficiar aproximadamente 100 mil moradores é de 2320 metros, no trecho da rua Belmiro Alves da Silva até a foz, no Braço Morto do rio Tietê. Será feita também a implantação do corredor viário da avenida Presidente Costa e Silva, da rua Walt Disney até a avenida Bandeirantes. Em seguida será feita a duplicação da avenida Presidente Costa e Silva, desde o terminal de ônibus do Helena Maria até o Rochdale, formando a Via Norte.
Além disso, também estão em andamento na zona Sul da cidade as obras de canalização do córrego João Alves e de duplicação da avenida que o margeia, a Visconde de Nova Granada. A extensão da canalização do córrego e das pistas duplicadas é de 1.800 metros. A nova avenida também será iluminada, sinalizada e urbanizada, com o plantio de árvores, arbustos e gramados.