Tendas fornecidas pelo Exército farão triagem de pacientes em três unidades da rede de saúde de Osasco

Dessa forma, será possível separar pessoas que apresentam sintomas da gripe dos pacientes que procuram o sistema por outros motivos. Atendimento abrange as unidades com maior movimento nas três regiões da cidade

O diretor de atendimento secundário da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco, Dr Ewandro Ruck, que é responsável pelos Pronto-Socorros e Postos de Pronto Atendimento (PPA) da rede municipal de saúde, esteve reunido na tarde desta segunda-feira, dia 20 de julho, com representantes do Comando Militar Sudeste para tratar da parceria com o Exército para atendimento dos casos da gripe A (H1N1) na cidade.

Na reunião, ficou definido que serão montadas tendas nas três unidades com maior volume de atendimentos do município: o Hospital Municipal Central Antônio Giglio e os pronto-socorros do Jardim Santo Antônio e Jardim Helena Maria. Dessa forma, haverá cobertura nas três regiões da cidade – Centro e zonas Norte e Sul.

Nessas tendas, será feito o atendimento exclusivo a pessoas que apresentem sintomas da gripe, como febre, tosse e falta de ar, para triagem inicial. Dessa forma, será possível separar esses pacientes das pessoas que procuram atendimento, nas unidades de saúde, por outros motivos.

O apoio do Exército foi uma das medidas anunciadas pela Prefeitura de Osasco para combater a gripe A na cidade. A previsão é de que o atendimento seja iniciado até o final desta semana. Novas informações sobre esta ação serão anunciadas conforme o andamento das negociações.

Também na tarde de ontem, a diretora de Saúde Pública da secretaria, Dra Mirtes Fabricanti, esteve reunida com representantes de hospitais particulares e do Hospital Regional de Osasco, ligado à rede estadual de saúde, para atualizar as duas redes sobre os procedimentos que vem sendo adotados na cidade no atendimento dos casos da gripe.

Osasco registra, desde abril, 16 casos confirmados da doença, com dois óbitos. Dentre eles, uma paciente segue internada, em estado grave, no Hospital Regional. Existem ainda 32 pessoas em monitoramento, por apresentarem sintomas ou terem contato com pessoas infectadas pela doença.

Outras ações já adotadas pela Prefeitura no combate à doença foram:

– Distribuição de 180 mil folhetos informativos sobre a Gripe A à população
– Envio de mensagens telefônicas, também com informações sobre a gripe, para 130 mil domicílios da cidade
– Criação de um serviço de informações à população por meio do telefone 0800-7744644.
– Orientação de professores da rede municipal de ensino para identificar crianças com sintomas e bloquear a cadeia de transmissão da doença. O trabalho já está em andamento nas creches, que funcionam durante o mês de julho, e será estendido a toda a rede na volta às aulas.
– Orientação e atualização constante dos protocolos estabelecidos pelo Ministério aos profissionais da Saúde.

Salientamos ainda que, de acordo com orientações da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, não serão autorizados pedidos de gravação de entrevistas nas unidades de saúde da rede municipal da saúde, medida que visa evitar transtornos no atendimento aos pacientes. Todas as informações serão prestadas pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura de Osasco, a partir de informações fornecidas pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, setor ao qual caberá exclusivamente o atendimento das solicitações de entrevistas.

Check Also

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.