Na cerimônia, os formandos, que concluíram o 1º ciclo do Ensino Fundamental, foram incentivados a continuar os estudos
“Essa é a realização de um sonho”. A frase, proferida pela aluna Simone Felix, da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Benedito Alves Turíbio, representou o sentimento dos 500 estudantes que concluíram na última quarta-feira, dia 8 de julho, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal de ensino de Osasco.
A cerimônia de formatura, realizada no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, seguiu toda a tradição desse tipo de evento, com direito a tapete vermelho na entrada, música especial para entrada dos formandos e entrega de certificados.
A EJA é uma modalidade de ensino que dá a chance de continuidade nos estudos às pessoas que não tiveram a oportunidade de freqüentar a escola na idade regular. Atualmente, ela atende 2 mil alunos, em escolas da rede municipal, durante o período noturno. Eles concluem, no período de 1 ano e meio, escolaridade equivalente ao 1º ciclo do Ensino Fundamental ( 1ª a 4ª série).
A formatura das turmas que concluíram esse ciclo em julho de 2009 foi aberta com depoimento de alunos. Simone, que também é deficiente, destacou que essa foi mais uma barreira que conseguiu vencer quando decidiu estudar. “Apesar das limitações que nós, deficientes, enfrentamos, aprendi na escola que também podemos sonhar”, disse.
Já Matilde Oliveira, da Emef Benedito Weschenfelder, trocou o discurso por uma poesia, de sua autoria, chamada Saudade do Campo, e na qual relata sua infância, quando morava na área rural.
Outro depoimento que emocionou a platéia foi o de Roseli Lourenço, aluna da Emef Valter de Oliveira Ferreira. Ela soube do EJA por uma vizinha e decidiu se matricular. “Agora estou aqui, nessa formatura, e além de continuar meus estudos, incentivo cada vez mais meus filhos a estudarem também. Digo para eles que hoje tudo é mais fácil que no meu tempo, pois a prefeitura dá até uniforme e material escolar”, relatou.
A chefe de divisão do EJA, professora Rutiléia Amaral, destacou que a realização de suas formaturas por ano, uma em julho e outra em dezembro, atende a um pedido dos próprios alunos, que concluem os estudos em etapas diferentes. Ela também agradeceu o apoio dos professores. “Nosso EJA é diferenciado por vários motivos. Dentre eles, pelo apoio que recebe do prefeito Emidio de Souza e também pelos professores, que fazem um excelente trabalho em sala de aula”.
Também presente ao evento, o deputado estadual Marcos Martins afirmou que voltar à escola eleva a auto-estima das pessoas. “Parabéns a cada um de vocês, que conseguiu transpor vários obstáculos e hoje está aqui”.
Já a secretária de Educação, professora Mazé Favarão, disse que, por meio do EJA, injustiças sociais são corrigidas. “Hoje, mais uma correção de erros do passado está sendo feita. Atualmente, oferecemos escolas com acessibilidade para garantir o ingresso e a permanência de todos os alunos, oferecemos material e uniforme escolar e também capacitamos os professores para que, mesmo diante das dificuldades dos alunos, eles não sucumbam e, pelo contrário, encontrem novas formas de ensiná-los”, disse.
Ela também incentivou os alunos a continuarem os estudos. “O único limite que temos é aquele que nos colocamos. E vocês já venceram o primeiro deles. Então devem, agora, continuar estudando, porque até o final de 2010 ou início de 2011 teremos aqui uma Universidade Federal, com ensino superior gratuito, que poderá atender a todos vocês”, anunciou.
Já o vice-prefeito Faisal Cury, que no evento representou o prefeito Emidio de Souza, afirmou que os formandos da EJA são um exemplo de que nunca é tarde para se aprender e para ter esperanças. “A EJA vai muito além de simplesmente dar oportunidade para que vocês estudem. Ela é um orgulho para Osasco. Aqui, a Educação é sempre prioridade, pois uma cidade só é evoluída quando tem acesso à Educação”, afirmou.
Também prestigiaram o evento o presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Vergínio, e os vereadores Valdormiro Ventura, Rogério Lins e Aluisio Pinheiro