Principal destaque do encontro foi a redução da criminalidade a partir da ação conjunta entre todos os órgãos do setor. Ampliação do sistema de monitoramento, que já conta com câmeras em 55 escolas e 18 pontos estratégicos da cidade também contribuiu para o combate ao crime
O Conselho Municipal de Segurança de Osasco, coordenado pelo diretor do departamento de Segurança Pública da Prefeitura e comandante da GCM (Guarda Civil Municipal) Gilson Menezes, realizou nesta terça-feira, dia 7 de julho, um encontro para avaliação dos resultados do 1º semestre e definição de metas para o restante do ano.
O grupo é formado por representantes de órgãos ligados à segurança pública, incluindo desde as polícias Civil, Militar e Científica e Guarda Civil Municipal, até a Defesa Civil e o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), além do departamento de fiscalização da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento. Também fazem parte de sua composição representantes da Ouvidoria da Prefeitura, Conselhos Tutelares, Câmara Municipal e OAB. “E recentemente passamos a contar também com a importante participação do Corpo de Bombeiros”, explica o comandante.
Seus membros se reúnem bimestralmente para levantar os principais problemas ligados à criminalidade no município e debater as melhores formas de combate.
Na reunião de terça-feira, foram ressaltados os avanços registrados nesse setor a partir de uma ação conjunta entre todas essas forças. “Nesses encontros, podemos avaliar as demandas de segurança que chegam aos diversos órgãos e, além de mapear os casos, traçar ações unificadas. Esse trabalho conjunto entre todos os órgãos de segurança, como existe aqui em Osasco, é inédito no País e vem surtindo ótimos efeitos”, afirma Menezes.
Dentre eles estão, por exemplo, a redução da criminalidade no bairro do Jardim Conceição, na zona Sul de Osasco, resultado de ações que envolvem as polícias, a Guarda e também a fiscalização.
Outra medida destacada por ele é a fiscalização da lei que proíbe o funcionamento dos bares após a meia-noite. “Nos locais onde a lei é respeitada, já é comprovada a queda nos índices de criminalidade, principalmente dos homicídios. Mas também constatamos um fato muito importante. Os donos de bares estão respeitando cada vez mais essa legislação, pois compreenderam sua importância e também querem dar sua contribuição para a redução na criminalidade”, disse.
O comandante também ressaltou, como fator bastante positivo para o combate ao crime na cidade, a entrada em operação do sistema de monitoramento por câmeras. “Hoje, já temos 73 equipamentos espalhados pela cidade, incluindo o monitoramento 24 horas de 55 escolas da rede municipal e de 18 pontos em vias públicas, incluindo suas divisas e também as rodovias que cortam Osasco. Tudo isso permite um acionamento imediato da Guarda em caso de ocorrência”, explica.
Do total de câmeras nas ruas, 2 estão na região central, 9 em ruas da zona Sul e outras 7 na zona Norte (ver relação abaixo). “Além disso, monitoramos outras 46 escolas com alarmes, por meio de sensores presenciais, que também permitem uma ação imediata”, completa.
De acordo com Menezes, dados mais completos sobre o resultado dessas ações serão divulgados no 2º semestre. “Passamos a ter, recentemente, acesso às informações do Infocrim, que é banco de dados da polícia, e já estamos trabalhando nas estatísticas e mapeamento dos casos. Com isso, poderemos ter comparativos a partir do segundo semestre, com números mais concretos da queda na criminalidade”, completa.
A reunião do Conselho contou com as presenças de representantes da Coordenadoria de Defesa Civil (o coordendor Mille), da Polícia Militar (capitão Gatto), da Polícia Civil (delegado Flávio Garbin), do Instituto de Criminalística (dr. Nicolau Constantino), da Guarda Civil Municipal (sub comandante Erivan), do Corpo de Bombeiros (Capitão Luiz Cesar Freire) e ainda de representantes da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento e do Demutran.
Localização das câmeras de monitoramento de segurança
Rua Primitiva Vianco
Rua Antônio Agu
Av. Internacional com a rua João de Andrade
Av dos Autonomistas – Km 18
Av Getúlio Vargas
Rua Piacatu com rua Pilar do Sul
Estacionamento da Prefeitura
Av. Analice Sakatauskas com Unifieo
Av. Benedito Alves Turíbio com rua Juan Vicente
Rodoanel – Km 19
Av. Getúlio Vargas com rodovia Castelo Branco
Av. Cruzeiro do Sul com avenida Brasil
Av. Presidente Médice com rua Esmeraldas
Av. dos Remédios com Igreja Matriz
Rodovia Anhanguera – próximo ao SBT
Jardim D´Abril
Av. dos Autonomistas – Km 21
Av. Antônio C. Costa