Na noite de quinta-feira, 25 de junho, em evento realizado no Centro de Formação dos Professores, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, deu posse aos Conselheiros Gestores da Saúde de Osasco gestão 2009/2011.
A cerimônia contou com a presença do secretário de Saúde, Gelso de Lima; do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Osasco, Antônio Onofre, e do deputado federal, João Paulo Cunha, além de mais de 300 pessoas que acompanharam a posse.
Os conselhos gestores são formados por 50% de representantes dos usuários da saúde eleitos pela população, 25% de representantes eleitos pelos servidores de cada unidade de saúde e 25% de representantes do governo, indicados pela administração. É um instrumento que possibilita dialogar, controlar, acompanhar, propor medidas e avaliar o atendimento nas unidades de saúde.
Para Antônio Onofre, presidente do Conselho, essa tarefa não é nada fácil. “Emidio me deu a incumbência de realizar essa tarefa, pois um governo comprometido não tem medo de uma sociedade organizada. Com essa transparência e organização, Osasco será um marco na história como modelo de política de saúde”.
As atribuições dos conselheiros são: representar a população, discutir com seus pares os assuntos co-relatos, procurar as organizações da sociedade civil para auxiliar na análise de assuntos de saúde, participar das atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, acompanhar e avaliar o atendimento nas unidades de saúde e propor medidas para solucionar eventuais problemas relacionados à Saúde. Cada Conselho Gestor tem um Regimento Interno para organizar-se em sua Unidade de Saúde.
“O conselheiro existe para fiscalizar de fato, para fazer com que as unidades funcionem. E o secretário de Saúde precisa saber o que está acontecendo em cada uma dessas unidades para fazer as mudanças necessárias. Os conselheiros são fundamentais nesse sentido”, afirmou, durante o evento, o deputado federal João Paulo Cunha.
De acordo com o secretário de Saúde, essa posse vem de encontro ao processo de reorganização pelo qual o serviço público de saúde de Osasco vem passando, no qual o conceito é de “tratar a saúde do munícipe, e não somente a doença”. Isso se traduz na prioridade ao serviço de atenção básica. “O desafio de fiscalizar e arrumar a saúde é árduo. Antes, ao invés de cuidarmos da saúde, só cuidávamos da doença. Agora, iremos inverter essa situação e isso não significa que estamos acabando com os pronto-socorros. Só estamos arrumando a saúde. E nessa reorganização espero contar com a colaboração de todos os conselheiros”, enfatizou.
O prefeito Emidio, além de ressaltar a importância da participação popular na administração, por meio dos diversos conselhos, destacou os investimentos já feitos na área da Saúde. “Temos uma estrutura muito grande no município. Hoje, 30% de todo recurso de Osasco é para a Saúde, sendo que a obrigação pela Constituição é de 15%. Isso dá a idéia da importância que dispensamos para essa área. Já realizamos obras muito importantes, como a reforma do Hospital Municipal Antonio Giglio e a implantação do Parto Humanizado na Maternidade Amador Aguiar. Porém toda a política de melhoria que já foi feita não nos tranqüiliza, só mostra que devemos fazer muito mais”, completou
O prefeito falou ainda das obras que serão realizadas para melhorar ainda mais o atendimento à população nessa nova estrutura da saúde. “Osasco vai ganhar uma nova unidade de saúde no Jardim Aliança. A UBS do Km 18 será transformada em Centro de Atenção ao Idoso e a UBS da Vila da Justiça será transformada em PPA, ou seja, continua com as funções de UBS das 7h às 20 h, e atua como Pronto Atendimento das 20h às 7h. Também faz parte da reorganização, transformar o PA do Jardim Novo Osasco na Casa da Mulher da zona Sul. São medidas importantes e urgentes a serem tomadas em nossa cidade”. disse
E para finalizar seu discurso, Emidio desejou a todos um grande e profícuo mandato.
Também estiveram presentes no evento os secretários Jorge Lapas (Governo), Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes), Professora Mazé Favarão (Educação) e Gilma Rossafa (Assistência e Promoção Social); o Ouvidor Geral, José Pedro da Silva; a coordenadora do Orçamento Participativo, Nice Abrantes; a presidente da comissão eleitoral, Estela Catarina Gonçalves; os vereadores Aluisio Pinheiro (líder do prefeito na Câmara), João Góis, Rogério Lins, e Valmir Prascidelli; o diretor do departamento de atenção primária da secretaria de Saúde, dr. Élcio Giovanni; e a vice-presidente do CMDCA, Regina de Oliveira; entre outras autoridades.
Unidades de Saúde presentes:
UBS Getulino José Dias
UBS Luciano Rodrigues da Costa
UBS Maria de Oliveira
UBS Vasco Rocha Leão
UBS Guilhermina Nóbrega de Abreu
UBS Anunciata de Lúcia
UBS José Francisco Resende
UBS Padre Rafael Busato
UBS Maria Girade Cury
UBS Lia Buarque Macedo Gasparini
UBS Santa Maria
UBS Oduvaldo Maglio
UBS Laurinda Rodolfo Rubo
UBS Irmã Agueda Maria Jaime
UBS Carolina Maria de Jesus
UBS Santa Maria Goretti
UBS Santa Gema Galgane
UBS Helena Marrey
UBS Adauto Ribeiro
UBS Padre Guerino Ricciotti
UBS Francisca Lima de Lira
UBS José Sabino Ferreira
UBS Emilia Cosme Cerqueira
UBS Carmeno Nagghy
UBS Raimunda Cavalcanti Souza
UBS Silvio João Luiz de Lucia
UBS José Hilário dos Santos
PPA Novo Osasco
PPA Anísio Rosan
PPA Neide Alves da Silva
PPA Maria Gatti Giglio
PPA Fenelon Guedes Pereira
PPA Márcio Valdevino Batista
PPA Octacílio Firmino
PS André Sacco
PS Antonio Flávio França
PS Osmar Mesquita
CAPS Álcool e Drogas
CAPS Felício Gaspar
PAC – Pronto Atendimento Central
CEO – Centro Especialidade Odontológica
Zoonoses – Parque Mazzei
Hospital Municipal Antonio Giglio
Centro de Atenção ao Idoso Único Gallafrio
Policlínica Zona Sul