O prefeito Emidio de Souza realizou na última sexta-feira, 26 de junho, a abertura oficial da Conferência Municipal Integrada de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente de Osasco. O evento, que aconteceu no auditório do Centro de Formação dos Professores, teve como temas centrais “Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal” e “Participação e Controle Social no SUAS – Sistema Único da Assistência Social”.
De acordo com a secretária de Assistência e Promoção Social, Gilma Rossafa, a Conferência Integrada é uma ação inovadora, que reuniu o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Municipal de Assistência Social na mesma discussão. “Esse é um momento importante, porque é mais uma etapa de um governo democrático, participativo e que busca a consolidação dos direitos. Por meio da Conferência, poderemos colocar em prática a construção de ações conjuntas para o fortalecimento das políticas públicas”, disse.
Para o presidente do CMDCA, Antônio Dantas, a integração dos dois órgãos mostra o compromisso de Osasco no resgate da criança e do adolescente. “A cidade tem avançado com compromisso e ética”, salientou.
Segundo Mariane Comparato, vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, a Conferência foi a primeira a ser realizada de forma integrada no País. “Seremos referência para muitos municípios”.
Gleides Sodré, representante das centrais sindicais, falou sobre o orgulho de participar da Conferência. “Espero que o trabalho não seja esquecido e que a Conferência dê bons frutos. As centrais sindicais também têm o compromisso de fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes”, afirmou.
O deputado Marcos Martins parabenizou os organizadores pelo evento. “É uma alegria poder participar de um evento tão importante como esse”.
Para o deputado federal João Paulo Cunha, esse é mais um programa que garantiu a participação de crianças e adolescentes na elaboração das propostas a serem apresentadas ao poder público. “Uma nação também é avaliada pela cidadania que exerce”, afirmou.
Representando os adolescentes que participaram da Conferência, a estudante Juliana Conceição também fez uso da palavra e entregou ao prefeito Emidio um resumo das propostas levantadas por um grupo de 500 crianças e adolescentes. “A Conferência é muito importante porque nos dá voz e ainda esclarece os direitos das crianças e adolescentes”, disse.
Segundo o prefeito Emidio de Souza, o evento é mais um exercício democrático da administração que vem governando junto com o povo. “As Conferências servem para aprofundar temas específicos. Faz bem debater corretamente as políticas públicas. Por isso, nosso objetivo é que o evento lance luz para a política da criança e do adolescente”, disse.
Também prestigiaram o evento os secretários municipais Carlos Marx (Meio Ambiente), Gelso de Lima (Saúde), Jorge Lapas (Governo) e Mazé Favarão (Educação); a coordenadora do Orçamento Participativo, Nice Abrantes; a coordenadora da Casa da Cidadania, Estela Catarina; e o vereador Josias da Juco; entre outras autoridades.