Durante visita ao CATI (Centro de Atenção à Terceira Idade), ele assistiu apresentação da Orquestra de Violões da Terceira Idade e também a apresentação de grupo de dança da escola Armando Gaban
O deputado italiano Fábio Porta visitou Osasco nesta quarta-feira, dia 3 de junho. Após ser recebido pelo prefeito Emidio de Souza em seu gabinete, onde conversaram sobre os laços de Osasco com a Itália e, principalmente, o intercâmbio cultural e de educação com Torino, ele seguiu para uma visita à Secretaria de Assistência e Promoção Social, como objetivo de conhecer as experiências da cidade, na área social, voltadas as idosos, principalmente descentes de italianos.
No local, acompanhado pela secretária Gilma Rossafa, ele visitou o CATI (Centro de Atenção à Terceira Idade), que funciona em prédio anexo e oferece uma série de atividades educativas, esportivas e culturais aos idosos.
No local, o deputado pôde conferir um desses projetos, a Orquestra de Violões da Terceira Idade, que apresentou vários números de músicas brasileiras, sob direção e regência do músico Chico Neto. Em seguida, foi homenageado com presentes, leituras de poesias e ainda com dois números de danças típicas italianas por alunos da Escola Estadual Armando Gaban.
Durante o evento, o Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Osasco, Aldo Rocha, lembrou que Porta foi eleito com uma expressiva votação de imigrantes italianos que vivem no Brasil e na América Latina e afirmou que a visita do deputado estreita ainda mais os laços entre a cidade e os italianos. “Já temos um intercâmbio cultural e educacional com Torino, por meio do qual professores e alunos do Instituto Politécnico estão colaborando no projeto de revitalização da região central da cidade e também de urbanização do Morro do Socó. Por isso, ficamos muito honrados com a visita do deputado e estamos sempre de braços abertos para novas cooperações”, disse.
Já a secretária Gilma, que na visita ao gabinete do prefeito já havia presenteado o deputado com uma Cartilha do Idoso, publicação editada pela prefeitura, em parceria com a OAB, e que traz os principais direitos da Terceira Idade, falou a importância de políticas públicas voltadas a essa população, como já acontece em Osasco. “Com atividades como essas, que realizamos no CATI, mostramos que nossa Terceira Idade é produtiva e está contribuindo para tornar a cidade cada dia mais acolhedora. A Orquestra é um exemplo dessa participação. Também estamos plantando sementes e trabalhando para deixar o município melhor preparado para receber os idosos, melhorando, por exemplo, as condições de acessibilidade”, ressaltou.
Fábio Porta, por sua vez, lembrou que, embora essa fosse sua primeira visita a Osasco como deputado, a relação com a cidade era antiga. “Osasco foi uma das primeiras cidades que conheci quando cheguei ao Brasil, por meio de intercâmbios entre movimentos sindicais italianos e brasileiros”, disse, referindo-se a sua chegada ao país, em 1998, para atividades ligadas a sindicatos de trabalhadores.
Ele também defendeu as relações entre os povos de diferentes países. “As principais atividades do meu mandato, na Itália, são voltadas aos italianos que vivem no exterior e também aos estrangeiros que moram na Itália. Fico triste em saber que no meu país, hoje, há pessoas que queiram fechar as portas aos que vem procurar, na Itália, o mesmo que os italianos, no passado, foram buscar em outros países. Quando os povos se encontram, é muito frutífero, pois há um enriquecimento para todos nós”, finalizou.
Legenda:
Foto 257 Ulisses Barbosa (9) – Coordenador de Relações Internacionais, Aldo Rocha; secretária de Assitência e Promoção Social, Dilma Rossafa; deputado italiano Fabio Porta e o prefeito de Osasco, Emidio de Souza.