A Prefeitura de Osasco, através das Secretarias de Obras e Saúde, realizou, nos dias 10 e 11 de abril, uma ação com o objetivo de recolher entulhos, galhos de árvores, móveis velhos e objetos que possam servir de criadouros para o mosquito da dengue e esconderijos de ratos.
A população colaborou com a operação retirando de casa os móveis e materiais que não são mais utilizados, e deixou-os nas calçadas em frente às suas residências para que o caminhão da limpeza retirasse.
Foram feitas também limpeza de galerias, bocas de lobo, margem dos córregos, combate à dengue, desinsetização contra os insetos nocivos à saúde e desratização da rua com o intuito de controlar a infestação de ratos nos bairros.
A ação abrangeu os seguintes bairros: Aliança, IAPI, Piratininga e Canaã, além das áreas livres – Flamenguinho, Constran e CDHU.
Foram deslocados para a operação aproximadamente 800 funcionários da Prefeitura entre Agentes Comunitários, da Dengue, da Zoonoses, e funcionários de Obras.
A população dos bairros participou ativamente ajudando na coleta dos entulhos que contou com aproximadamente 20 caminhões para o recolhimento e abrindo suas portas para que as equipes de Agentes Comunitários e da Dengue eliminassem criadouros do mosquito e para receberem orientações sobre pre4venção.
“Além de dar um pouco mais de tranqüilidade para a população eliminando os insetos e animais roedores, criamos um clima favorável entre os moradores para a prevenção de futuras doenças que eles trazem” disse Gelso de Lima, Secretário de Saúde.