Durante a programação da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão através do Programa Osasco Solidária, em parceria com o SESI Piratininga, a Secretaria de Meio Ambiente e o governo federal realiza, até 5 de junho visitas à Horta Orgânica Cantinho Verde.
Na manhã desta terça-feira, 2 de junho, duas turmas do Ciclo 1 inicial (antiga 1º série) do SESI Jardim Piratininga visitaram o espaço, inaugurado há 1 ano, e aprenderam como montar sua própria horta sem precisar de muito espaço.
O Cantinho Verde é um projeto de agricultura urbana em parceria com a Eletropaulo, que cedeu 6 áreas em comodato de 5 anos para desenvolvimento do trabalho, sendo 2 na zona Sul e 4 na zona Norte. A finalidade da oficina é a educação ambiental, o acesso ao alimento saudável e a geração coletiva de trabalho e renda.
Os voluntários que se dedicam a este trabalho são beneficiários do Bolsa Família, desempregados e aposentados, todos fizeram cursos de horticultura pela Fundação Mikiti Okada. “Trabalhamos por amor a terra, e além de ser um trabalho maravilhoso, o bairro ganha um espaço mais belo”, garantiu Zilda Gomes que se dedica à horta desde sua inauguração.
O próximo passo é levar esse trabalho para um novo espaço no Jardim Baronesa. “Esses espaços onde desenvolvemos este trabalho são, em sua maioria, lugares utilizados como depósito de lixo e os transformamos em outra realidade, viram espaço onde a comunidade passa a usufruir dos produtos cultivados”, ressaltou Selma de Freitas, técnica do projeto.
Serviço:
Horta Orgânica Cantinho Verde
Avenida Gênesis, s/nº – Vila Canaã
Ao lado do SESI Jardim Piratininga