UNIFIEO homenageia o mundo fantástico do pintor Sérgio Lucena, em Osasco

UNIFIEO homenageia o mundo fantástico do pintor Sérgio Lucena, em OsascoArtista paraibano expõe 22 telas de seres encantados do sertão nordestino

No dia 22 de abril, o UNIFIEO lança a exposição O Bestiário Fantástico de Sérgio Lucena, pintor paraibano que materializou o folclore nordestino em cor, desenho e textura. Assim como seu conterrâneo Ariano Suassuna, Sergio soube transformar as estórias fascinantes de seres encantados do sertão nordestino em matéria-prima para uma arte autoral, com traços que remetem ao belo e ao feio, ao admirável e ao grotesco. O artista expõe, até o dia 16 de maio, 22 pinturas no campus Vila Yara do UNIFIEO, com visitações gratuitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h.

Na inspiração de Lucena não faltam fábulas e lendas de pavões misteriosos, sapos, serpentes e bois encantados. Tudo isso é harmonicamente somado às inúmeras viagens e leituras feitas pelo autor na juventude, resultando em uma obra repleta de musas, entidades oníricas, deuses e paisagens. Artista convicto, Lucena recusou a formação acadêmica para dar forma ao seu rico imaginário. Como retrata o curador da exposição, José Roberto Teixeira Leite, Lucena “percebeu que sua missão seria a de um demiurgo: insuflar vida, dar forma àquelas imagens insólitas, àquelas entidades cuja existência estaria fatalmente confinada ao mito, não fora pela força criadora de seus pincéis”.

Sobre Sérgio Lucena

Sérgio Soares de Lucena, paraibano de João Pessoa, nasceu em 1963. Pintor e desenhista, ele abandonou os cursos de bacharelado em física e psicologia, ambos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Em 1986, pintou, junto com o artista Flávio Tavares, o painel A Pedra do Reino numa homenagem e referência ao escritor paraibano Ariano Suassuna. Em 1987, mudou-se para a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, onde desenvolveu sua própria técnica no uso da tinta acrílica, buscando um caminho que mais tarde o levaria à pintura a óleo. De volta a João Pessoa em 1988, Soares pintou o estandarte do bloco carnavalesco Muriçocas do Miramar, o mais popular da cidade.

45.ª Exposição de Arte da FIEO – O Bestiário Fantástico de Sérgio Lucena
Data: 22 de abril a 16 de maio – segunda a sexta-feira, das 9h às 22h
Local: UNIFIEO – Campus Vila Yara – Bloco Branco (Av. Franz Voegeli, 300 – Osasco – SP)
Entrada Franca
Mais informações: www.unifieo.br

Check Also

Mercado Municipal de Osasco é o preferido da população

A história do município passa pelo tradicional Mercado Municipal “Walter Edson de Abreu”, que aos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.