Ele acompanhou o início do atendimento na UBS Padre Rafael Busatto, que é referência em saúde do idoso na cidade. Campanha, para maiores de 60 anos, segue até 8 de maio e inclui também exames de saúde bucal
O prefeito Emidio de Souza abriu neste sábado, dia 25 de abril, a campanha de vacinação contra gripe para idosos em Osasco. Ele acompanhou, no início da manhã, o atendimento na UBS (Unidade Básica de Saúde) Padre Rafael Busatto, no Km 18, que é também referência, na rede municipal, em saúde do idoso.
Logo no primeiro dia, a campanha, que este ano tem como slogan “Deixe a Gripe na Saudade. Vacine-se”, atingiu a meta de imunizar 10% da população acima de 60 anos, público alvo da ação. E, até o final da campanha, que segue até 8 de maio, cerca de 40 mil idosos devem ser imunizados, número que equivale a 80% da população da cidade nessa faixa etária.
“Mesmo quem já participou da campanha em anos anteriores deve comparecer ao posto mais próximo de sua casa e ser vacinado, pois o vírus que causa a gripe se modifica a cada ano, o que requer sempre uma nova vacina”, explica o prefeito Emidio de Souza.
Já o Secretário de Saúde, Gelso de Lima, que também acompanhou a abertura da campanha, ressalta que a participação dos idosos é extremamente importante. “Além da gripe, a vacina previne suas complicações, como a pneumonia, e diminui o índice de hospitalização nessa faixa etária e ainda libera leitos para outras patologias”, diz.
Em paralelo à vacinação, a Secretaria de Saúde promove uma campanha de saúde bucal, visando principalmente a detecção precoce do câncer na boca.
Todos os idosos que receberem a vacina poderão também passar por uma consulta com dentista, no próprio posto, para avaliação. E os casos em que fora detectados sinais de doenças serão encaminhados ao CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).