Na manhã de sexta-feira, 17 de abril, a secretária municipal de Educação de Osasco, Mazé Favarão recebeu do Rotary Club de São Paulo Alto da Lapa, no Parque Chico Mendes, uma doação de equipamentos para o Programa de Equoterapia, que hoje, atende cem crianças portadoras de necessidades especiais.
A doação veio de um subsídio do distrito 4610 Rotary Club São Paulo Alto da Lapa, Fundação Rotária e Rotary Club da Coreia de Pohang, e inclui, selas inglesas, cabrestos, mantas para equoterapia, estribos, rédeas de nylon, guias para treinamento, protetores de rim, brinquedos pedagógicos e educativos, além de outros equipamentos específicos para montaria.
A secretária destacou que o Rotary Club de São Paulo Alto da Lapa é parceiro do projeto e tem ajudado muito em seu desenvolvimento. “O importante não e o custo do equipamento e do brinquedo e sim o seu potencial no tratamento”, disse.
Já o presidente do Rotary Club São Paulo Alto da Lapa, Francisco Presoto, mostrou interesse na ampliação da equoterapia. “Tenho um carinho pelo o projeto e faremos de tudo para que ele ande e seja ampliado”, enfatizou.
A coordenadora do Programa de Equoterapia, Eliane Cristina Baatsch, fez uma apresentação dos equipamentos doados e falou sobre a importância de cada um deles no tratamento das crianças. “Acredito no projeto e na recuperação das crianças. Ver a melhora de cada uma delas é o que faz a gente estar aqui”, explicou.
A cerimônia também contou com a presença do aluno do Programa Rafael Pereira Lopes, 17, acompanhado de sua mãe Francisca Cleide Pereira. Ela afirmou que o rapaz está fazendo o tratamento há dois anos, e que os resultados, são positivos. “Houve uma melhora significativa no equilíbrio e na convivência com as pessoas. Hoje, ele já conduz o cavalo sozinho”, disse.
Também prestigiou o evento o secretario do Rotary Club São Paulo Alto da Lapa Renato Budacs.