A campanha de combate à doença será acentuada no período de 23 a 27 de março, com medidas de prevenção e de detecção de casos
A Campanha de Combate a Tuberculose, que é mantida regularmente pela Secretaria de Saúde de Osasco, intensifica suas atividades na semana entre os dias 23 e 27 de março. Serão intensificadas as ações de detecção de casos novos da doença, por meio de coleta de escarros e da busca ativa de sintomáticas respiratórias nas residências, pelos agentes comunitários de saúde. Já a prevenção ganhará mais destaque com as palestras que serão proferidas nas unidades de Saúde.
A tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo paciente ao falar, espirrar ou tossir, por meio de gotas de secreção respiratória que se propagam pelo ar. É causada por microorganismos, o bacilo de koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis. A enfermidade pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. Tuberculose tem cura, mas o tratamento, que dura seis meses, não pode ser abandonado em hipótese alguma. Os sintomas são: tosse há mais de três semanas, perda de peso, febre baixa, cansaço fácil e suores noturnos. A Secretaria de Saúde informa que pessoas que apresentarem esses sintomas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.