Secretaria de Serviços Municipais de Osasco apresenta balanço de trabalho

Secretaria de Serviços Municipais de Osasco apresenta balanço de trabalhoNa noite de terça-feira, dia 25, o secretário de Serviços Municipais de Osasco, João Góis reuniu a imprensa no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Osasco (Aceo), para um balanço dos serviços prestados por sua pasta nos últimos três anos.

Durante a reunião, Góis expôs os principais departamentos de sua Secretaria como o Funerário, a Defesa Civil e o Demutran, além de destacar o trabalho que cada um realiza. “Tivemos a idéia de reunir a imprensa e os amigos para podermos mostrar o trabalho que estamos fazendo, para melhorar a qualidade de atendimento e a prestação de serviços”, disse.

Departamento de Administração Funerária

O setor é responsável pela funerária da cidade e pela administração dos cemitérios da Bela Vista, do Parque dos Girassóis e o do Jardim Santo Antônio. Desde o início do mandato do prefeito Emidio, os cemitérios têm passado por melhorias. A capela do cemitério da Bela Vista foi totalmente restaurada voltando à originalidade de sua construção, do século passado. Os cemitérios do Santo Antônio e Girassóis também receberam melhorias como paisagismo e organização administrativa.

As mudanças nesse departamento não se limitam apenas nos cemitérios. Incluem também a aquisição de novos veículos funerários substituindo a frota antiga que não estava mais em condições de uso. Outra mudança foi o aumento das opções de caixões para a compra. Antes, existiam apenas dois modelos, e agora a população conta com 18 tipos diferentes, atendendo pessoas de diferente poder aquisitivo. “Temos que atender as pessoas da melhor maneira possível, principalmente numa hora tão difícil que é de perder um ente querido”, disse o secretário.

Defesa Civil

Essa área é responsável pela coordenação de ações de proteção e segurança da população dentro do âmbito municipal. Entre suas atribuições está a de trabalhar preventivamente aos diversos desastres causados por fenômenos naturais, humanos e materiais, sejam eles alagamentos, desabamentos ou incêndios. Trabalha ainda para atender emergências e dar suporte à reconstrução das áreas afetadas por desastres.

Antes da posse do prefeito Emidio, não existia a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. A prefeitura contava apenas com uma comissão que se reunia para casos urgentes. No início de 2005, a atual administração criou a coordenadoria, dando mais suporte e contratando mais funcionários. Os veículos existentes também foram reformados e outros novos foram adquiridos.

Uma das áreas de maior atuação da Defesa era as enchentes. Com a redução das ocorrências após a construção dos piscinões, ela vem trabalhando de maneira preventiva.

“Estávamos com funcionários desmotivados e poucos equipamentos, mas com um trabalho sério de dedicado conseguimos mudar esse quadro”, destacou Góis.

Departamento Municipal de Trânsito (Demutran)

Este departamento executa a fiscalização de trânsito, conforme normas do Código de Trânsito Brasileiro, no exercício regular de poder de polícia de trânsito. Possui sistema interligado à Prodesp e ao Detran/SP. Também compete ao órgão a reposição, manutenção e implantação de placas de regulamentação e dispositivos de segurança em geral, além da manutenção de semáforos. O setor também foi responsável por melhorias significativas no trânsito da cidade. Entre elas está a instalação de equipamentos inteligentes para a sincronização dos semáforos (onda verde) nas principais vias do Centro. O setor também tem realizado um forte trabalho na sinalização por meio de pintura das vias e colocação de placas. Mais de 150 escolas receberam essas melhorias em suas ruas para dar mais proteção aos alunos.

A modernidade também faz parte das ações executadas para melhorar a rotatividade de vagas de estacionamento no Centro. Prova disso foi a instalação dos parquímetros, o que democratizou as vagas nas ruas da região central. Dentro de pouco tempo, os usuários desse sistema também poderão creditar o tempo de estacionamento por meio de cartões de crédito.

Outra tecnologia adotada pela Prefeitura foi a instalação de câmeras de monitoramento nas principais vias do Centro, o que garante auxilio rápido em caso de acidentes e mais segurança para os motoristas que utilizam essas vias.

“O maior problema no Centro, antes da instalação dos parquímetros, era a procura de vagas por pessoas que chegavam para fazer compras. Isso se deve ao fato de que algumas pessoas deixavam o carro estacionado pela manhã, iam trabalhar em outro município e só retirava o veículo no final da tarde. Com os parquímetros conseguimos oferecer muito mais vagas pela rotatividade do sistema”, finalizou Góis.

Instalações e trocas de semáforos

Atendendo a antigas reivindicações da população, na primeira quinzena de março a Secretaria de Serviços Municipais, entregou uma praça semafórica na rua Mirassol, no cruzamento com a Maria Quintino, e readaptou outra praça semafórica na mesma rua, na interseção com a avenida Pedro Pinho, onde o sistema recebeu tempo de travessia para o pedestre.

Foi inaugurado no mesmo período o sistema de semáforos do entroncamento da Avenida Walter Boveri com a Flora e de toda a Avenida Novo Osasco. No mesmo período, o Largo do Novo Osasco também recebeu troca completa do sistema.

A troca de sinalização vertical que está sendo efetuada no Centro inclui pintura das faixas de pedestres, numa tecnologia moderna que amplia a visibilidade do condutor e, consequentemente, a proteção do pedestre.

Todos os cruzamentos da rua Dona Primitiva Vianco tiveram seus sistemas semafóricos trocados, incluindo novos semáforos regressivos e para pedestre, também com contagem de tempo.

Futuro

A Secretaria também elaborou um projeto para a avenida dos Autonomistas para a criação de um corredor estrutural para mobilidade sustentável, que entre outras coisas consiste na implantação de corredor para transporte coletivo, escalonamento dos pontos de parada, horários específicos para carga e descarga de mercadorias, implantação de placas de orientação de trâfego, entre outros itens. A idéia é combater todos os problemas de trânsito da avenida de uma só vez. O projeto envolve também questões de acessibilidade, paisagismo e segurança para os pedestres.

Dentro de pouco tempo, já serão realizadas intervenções nos cruzamentos da avenida dos Autonomistas com a avenida Santo Antônio e também no cruzamento com a rua Antônio Agu.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais Jorge Lapas (Governo) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes); a coordenadora do Orçamento Participativo, Alenice Abrantes; o diretor do Demutran, Mingo Carreira; além do presidente da Câmara dos vereadores de Osasco, Osvaldo Vergínio.

Além disso, verifique

Mercado Municipal de Osasco é o preferido da população

A história do município passa pelo tradicional Mercado Municipal “Walter Edson de Abreu”, que aos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.