A prefeitura de Osasco recebeu, esta semana, 2 importantes prêmios em reconhecimento às suas ações de empreendedorismo e de proteção ao Meio Ambiente. Trata-se dos prêmios Qualidade Brasil, e Sócio Ambiental Chico Mendes, entregues na noite de terça-feira, 25, em solenidade acontecida no Clube Monte Líbano, em São Paulo.
Criado em 1950 na Itália, com o apoio do governo italiano, o Prêmio Qualidade foi inicialmente, uma das maneiras encontradas para diferenciar e selecionar produtos com melhores condições de competitividade no mercado externo e internamente incentivar a melhoria da qualidade dos produtos e serviços italianos, conseqüentemente contribuindo para o aumento do nível de exportações e para a reconstrução da Itália pós-guerra. Para tanto se criou, através de um concurso nacional entre artistas plásticos, o Troféu “Vitória Alada” e, a partir dele, um selo de qualidade que passou a ser impresso nos produtos “Made in Italy”.
Uma ampla ação de marketing foi fundamental para a rápida assimilação do selo não apenas internacionalmente como também no mercado interno, onde sua utilização ganhou ”status” de “Qualidade Assegurada”.
No Brasil, o Prêmio Qualidade atua desde 1977, quando realizou em São Paulo a primeira edição do Prêmio Qualidade Brasil, cujos objetivos eram incentivar a qualidade em todos os níveis, premiando empresas com destaque na Gestão de Qualidade e resultado final junto ao mercado consumidor. Assim, são premiadas as empresas que mais se destacaram no segmento, em 2008. No caso da administração pública, a iniciativa do prefeito de Osasco, Emidio de Souza, em promover mudanças no processo de abertura de empresas na cidade, chamou a atenção dos organizadores do prêmio. Esse prazo foi reduzido de 120 para 15 dias, o que cria oportunidades de geração de renda, uma das portas para o desenvolvimento de uma cidade e para a inclusão social de seus cidadãos. Esse esforço da administração também foi reconhecido pelo Sebrae, no início do ano, e rendeu à Emidio os prêmios Prefeito Empreendedor etapas Estadual e Nacional. Ém função dessa premiação, o prefeito de Osasco está em missão oficial na Europa, o que impediu seu comparecimento à cerimônia de entrega do troféu Vitória Alada.
O segundo prêmio da noite, se deu em função do projeto de arborização, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Osasco e que, em apenas 4 anos, já plantou 30 mil árvores de várias espécies por toda a cidade, inclusive espécies da Mata Atlântica. Nesta premiação, o prefeito foi representado pelo secretário responsável pela pasta, o ambientalista Carlos Marx. Também compareceu ao evento a diretora de comunicação social da prefeitura de Osasco, Emilia Cordeiro.
Ambos os prêmios reconhecem Osasco como uma cidade governada por meio de uma conduta ilibada, de forma que, enfaticamente, tem seu histórico avaliado, atestando que nada desabone a entidade premiada para o seu ingresso no cobiçado e seleto grupo de empresas e personalidades que lideram o desenvolvimento da economia da nação. Os Títulos ressaltam a mais justa recompensa às empresas e personalidades que se dedicam enfaticamente às causas sociais, as quais, mercê do sucesso que lhes é peculiar, apresentam-se na condição de Líderes Sociais.
O sindicato dos metalúrgicos de Osasco, representado pelo seu presidente, Jorge Nazareno, também foi agraciado na noite, com a medalha Chico Mendes, pelas ações que mantém junto à comunidade, por meio da associação Eremin, e pelo Espaço da cidadania, que promove a inserção de portadores de deficiências no mercado de trabalho.