Projeto realizado pela Prefeitura de Osasco, em parceria com a Funasa e a Sabesp, está levando rede oficial ao bairro e vai beneficiar mil famílias. Obras também inclui estação elevatória e coletor tronco, evitando que o córrego rico seja o destino final do esgoto
Garantir melhores condições de saúde à população e preservar o meio ambiente. Com esses objetivos, a Prefeitura de Osasco está realizando uma importante obra no bairro do Jardim Aliança.
Com apoio da Sabesp e em parceria com a Funasa (Fundação Nacional da Saúde, órgão do Ministério da Saúde), a administração municipal está implantado, nas áreas J e DR, a rede oficial de esgoto. A medida beneficia diretamente 1000 famílias, moradoras das ruas Pássaro Preto, Sanhaço, Condor, Falcão, Passaredo, Pelicano, Maguari, Flamingo, Calhandra e Iapu-Cuçu e também da avenida Bandeirantes.
Cerca de 90% da rede já foi concluída e o projeto inclui ainda um coletor tronco, uma estação elevatória e uma rede de recalque, que será implantada ao longo da avenida Brasil. Todo esse sistema vai fazer com que o esgoto que sai das casas seja levado até o sistema da Sabesp, evitando que ele tenha como destino final o córrego Rico. Assim, ganham as famílias, que terão mais qualidade de vida, e também o meio ambiente, que será preservado.
Outra ação ligada ao projeto é um trabalho social com os moradores. Por meio de reuniões, palestras e oficinas, realizadas em escolas e entidades do bairro, eles vão receber orientações sobre saúde sanitária e preservação ambiental.
O trabalho envolve participação das secretarias municipais de Habitação, Meio Ambiente, Educação e Saúde.