Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma agenda de encontros para debate de temas específicos, do transporte público à cultura. Prefeito também vai debater com essa parcela da população a composição e as ações da Coordenadoria da Juventude
Com os objetivos de estabelecer um canal direto e democrático de comunicação com os jovens de Osasco e também saber o que pensa essa parcela da população, o prefeito Jorge Lapas promoveu, na tarde quarta-feira, dia 31 de julho, em encontro com representantes dos diversos segmentos da juventude osasquense.
O evento aconteceu na Sala Osasco e foi classificado, pelo próprio prefeito, como um “papo reto” com os jovens. Por isso, teve a maior parte de sua duração dedicada a ouvir reivindicações, sugestões e reclamações dos participantes, para que sejam utilizadas no aprimoramento de projetos já existentes e também no desenvolvimento de novas políticas públicas dedicadas à juventude.
“Esse é nosso primeiro encontro, mas queremos que esse diálogo seja permanente. A partir de agora, vamos estabelecer uma agenda de encontros, para que possamos inclusive fazer debates com temas específicos, como cultura e mobilidade urbana”, afirmou o prefeito.
Como parte desse compromisso, dois novos eventos já foram agendados. Em 12 de agosto, acontece uma reunião com representantes dos movimentos de juventude da cidade. Já no dia 21, é a vez de um novo encontro ampliado, aberto ao público em geral. As duas reuniões serão realizadas na Sala Osasco, a partir das 17 horas.
Lapas também salientou que outra prova de seu compromisso com a inserção da agenda de temas voltados a essa parcela da população na administração municipal foi a recente criação da Coordenadoria da Juventude. “Queremos discutir com vocês não só quais serão as ações dessa pasta, mas também a indicação do coordenador. Nosso desejo é que seja uma pessoa com grande identificação entre nossa juventude”, anunciou, acrescentando que esse será outro tema da agenda de reuniões.
Na sequência, foi aberto espaço para que os participantes apresentassem, diretamente ao prefeito, suas principais reivindicações. Ao respondê-las, o prefeito Jorge Lapas já adiantou o anúncio de importantes medidas voltadas à juventude da cidade. Dentre elas, está a criação de um cursinho pré-vestibular gratuito. “Estamos firmando um convênio para a implantação, em parceria com a Unifesp, do campus definitivo da universidade aqui em Osasco. Como parte dessa ação, está a criação do cursinho, que seria ministrado pelos alunos da Unifesp. Será uma ótima oportunidade de preparar nosso jovens para o ingresso não só na própria Universidade Federal de Osasco, mas também em outras instituições de ensino superior públicas ou até privadas”, afirmou.
Outro ponto questionado pelos participantes foi a ampliação da agenda cultural da cidade, envolvendo principalmente eventos gratuitos. “Já estamos trabalhando nesse sentido. Nossa meta é levar uma programação variada aos bairros. Como parte dessa ação, já estamos programando eventos para os CEUs do Jardim Santo Antônio e do Jardim Elvira, que contam com excelentes espaços para apresentações”, disse.
O evento contou ainda com falas de Gabriel Medina, coordenador de Juventude da Prefeitura de São Paulo; Alessandro Melchior, presidente do Conjuve (Conselho Nacional de Juventude) e de Gustavo Anitelli, produtor cultural do grupo Teatro Mágico, que elogiaram a iniciativa do prefeito Lapas em incluir os jovens na agenda de discussões da administração municipal.
Também prestigiaram o encontro o deputado estadual Marcos Martins; o vice-prefeito Valmir Prascidelli; os secretários municipais Dulce Helena Cazzuni (Planejamento e Gestão), Waldyr Ribeiro Filho (Relações Institucionais), Monica Veloso (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Roberto Trapp (Comunicação) e Fábio Yamato (Cultura); os coordenadores municipais de Relações Internacionais, Luciano Jurcovichi, e do Orçamento Participativo, Antônio Onofre; e os vereadores Karen Gaspar, Batista Comunidade e Mazé Favarão, dentre outras autoridades.