Osasco lança projeto Biodiesel

Escolas da rede municipal, empresas, igrejas e restaurantes servirão como posto de coleta de óleo usado em frituras. Após estudo da capacidade de captação do produto, prefeitura vai analisar a viabilidade de implantação de um sistema de produção de biodiesel

A Prefeitura de Osasco lança, no próximo dia 19, o projeto “Biodiesel Osasco”. O objetivo inicial é mobilizar a população para armazenar as sobras de óleo de fritura e entregá-las em postos credenciados pela administração municipal.

Em seguida, será feita uma análise da capacidade de captação do produto para que a prefeitura estude a viabilidade de implantação de um sistema de produção de biodiesel a partir desse óleo.

Esse combustível, produzido também a partir do óleo vegetal extraído da mamona, da soja, do algodão e do girassol, além de sebo e gordura animal, é uma alternativa para substituir os combustíveis derivados do petróleo e pode ser usado em veículos movidos a diesel.

O lançamento, que acontece às 19 horas, no Auditório da Faculdade Anhanguera Educacional, contará ainda com a palestra “Novas Fontes de Energia”, com o geólogo Delmar Mattes. O evento integra a programação da Semana da Água, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente.

De acordo com a secretaria, escolas da rede municipal, empresas, igrejas e restaurantes serão postos de captação do óleo, para posterior armazenamento.

O projeto tem duplo objetivo. O primeiro deles é contribuir para a preservação do meio ambiente, já que o uso do biodiesel reduz o consumo dos combustíveis derivados do petróleo, que são hoje os grandes “vilões” da poluição do ar e do aquecimento do planeta. O segundo é a geração de trabalho e renda no processo de produção.

A Secretaria já tem algumas estimativas para o início da campanha. Osasco conta hoje com 720 mil habitantes, vivendo em aproximadamente 160 mil moradias. Caso cada uma delas guarde, por mês, meio litro de óleo usado em frituras, será possível captar 80 mil litros do produto, que permitirão a produção de 80 mil litros de biodiesel.

Hoje, o destino desse óleo, na maioria das casas, são os ralos da pia, contribuindo para a contaminação dos recursos hídricos. Cada litro de óleo jogado no esgoto contamina 10 mil litros de água dos mananciais.

SERVIÇO:
Lançamento do projeto Biodiesel e palestra “Novas Fontes de Energia”, com o geólogo Delmar Mattes
19 de março de 2008, às 19 horas
Local: Auditório da Faculdade Anhanguera Educacional – av. Franz Voegeli, 900, Vila Yara

Além disso, verifique

Mercado Municipal de Osasco é o preferido da população

A história do município passa pelo tradicional Mercado Municipal “Walter Edson de Abreu”, que aos …

um comentário

  1. na materia falou como e onde disponibilizar o óleo para reciclagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.