No próximo sábado, dia 20 de abril, acontece o “Dia D” de mobilização nacional contra a gripe, quando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Osasco, Centros de Referência do Idoso de Presidente Altino e do Km 18, Policlínicas da Zona Sul e Norte funcionarão das 8h às 17h para atender a população alvo. Em Osasco, a abertura oficial da campanha será na UBS Padre Rafael Busato localizada na Rua José Pedro Filho, 33 no Km 18 às 8h.
A 15ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde teve início na última segunda-feira, 15, e seguirá até o dia 26 de abril. Neste ano, serão vacinados os integrantes do grupo prioritário formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos.
Nos dias de semana, a vacina está disponível em todas as UBS e Centros de Referência do Idoso do município em seu horário de funcionamento. A vacina é feita com vírus inativo e imuniza contra três vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Como esta imunização tem duração de 9 a 12 meses, quem tomou a dose no último ano precisa tomar de novo. As contra-indicações são para quem tem alergia a ovo e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina.
Dr. Amando Mota, médico e secretário de saúde de Osasco ressalta a importância da imunização dos públicos prioritários. “A vacinação contra a gripe tem papel fundamental para a redução das complicações, internações e agravos provocados pelas infecções relacionadas à gripe. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no último inverno. Após vacinadas, as pessoas estarão protegidas a partir de 15 dias”, explicou o secretário.
A lista dos postos de vacinação pode ser encontrada no site www.osasco.sp.gov.br. Mais informação ligue na Central de Atendimento 156.