Nesta quarta-feira, dia 21, o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, recebeu em seu gabinete o superintendente da Unidade Negócio Oeste, da Sabesp, Milton de Oliveira, que apresentou um balanço dos investimentos da empresa e das obras em andamento no município de Osasco de acordo com o contrato assinado com a Prefeitura em 1999.
Durante a reunião, os representantes da empresa estatal deram detalhes sobre os investimentos e das obras em execução em Osasco, bem como apresentaram também um planejamento e as metas estipuladas para os próximos anos. São obras de infraestrutura como a construção de redes para coleta e tratamento de esgoto e também novas ligações de água.
Após ouvir o relato do prefeito Jorge Lapas, que reclamou da qualidade de alguns serviços no município, como o atraso em ligações de água e esgoto e nas obras de recuperação do asfalto em obras da Sabesp, o superintendente Milton de Oliveira admitiu esse passivo da empresa em Osasco. Segundo ele, esses problemas, não somente em Osasco, foram causados pela empresa terceirizada, que já foi substituída por outra. “Em contatos com o secretário de Obras de Osasco, Carlos Baba, nós já apresentamos um planejamento para a regularização dessas pendências e pedimos um prazo de dois a três meses para que possamos colocar todos esses serviços em ordem”, disse Oliveira.
De acordo com a Sabesp, os empreendimentos na área de abastecimento previstos para o período de 2013 a 2016, contemplam algumas obras, como a implantação de abastecimento em Mutinga, Helena Maria e Jardim Munhoz; aquisição de bomba reserva para booster Salvador; execução de rede de abastecimento de água no Morro do Socó e Portal do Oeste; ampliação do abastimento no Rochdale e Flamenguinho; readequação EEA Bela Vista e adutora em aço de 700mm (Setor Conceição-Bela Vista); rede de água para otimização da VRP São José; novo reservatório de 10.000m3, no Conceição; e redes primárias no Jardim Elvira.
Para o prefeito Jorge Lapas, o importante é que a Sabesp execute serviços de qualidade e cumpra os prazos estabelecidos para a conclusão das suas obras em Osasco. “Eu agradeço a visita de vocês que apresentaram este balanço, mas, insisto que a empresa tem que prestar mais atenção no cumprimento do cronograma das obras, até porque o munícipe não quer saber se a obra é de responsabilidade da Prefeitura ou do Estado. Ele quer saber é da solução do problema na sua rua e no seu bairro e, claro, ele vem reclamar é na Prefeitura e não na Sabesp”, enfatizou Lapas.
Na reunião, o superintendente da Sabesp apresentou também um programa que a empresa criou para facilitar a ligação de esgoto de todos os imóveis. Trata-se do programa “Se liga na rede”, pelo qual o Governo do Estado custeia as obras dentro dos imóveis beneficiando todas as famílias de baixa renda.
Para a execução desse programa, basta a assinatura de um convênio sem custo para o município, entre a Prefeitura e o Estado, cabendo à Prefeitura a indicação desses imóveis que ainda não estão conectados. Segundo o prefeito Lapas, nos próximos dias , a Prefeitura mandará para a Câmara Municipal um projeto de Lei sobre a obrigatoriedade dessas ligações de esgoto e trabalhará, junto à Sabesp, na divulgação do Programa que beneficia as famílias de baixa renda.
Participaram também da reunião os secretários Carlos Baba (Serviços e Obras), Sérgio Gonçalves (Habitação e Desenvolvimento Urbano), o diretor do Departamento de Comunicação Social, Roberto Trapp, além de técnicos e assessores dessas duas secretarias e da Sabesp.