O prefeito de Osasco, Jorge Lapas, fez na manhã do dia 8 de fevereiro, a entrega oficial de 137 pistolas de calibre Ponto 380, com poder de fogo de dezesseis tiros para Guarda Civil Municipal (GCM). A cerimônia de entrega foi realizada na sede da própria corporação.
O novo armamento faz parte do processo de valorização dos agentes e de melhoria nas condições de trabalho. O treinamento com o novo equipamento foi realizado no estande de tiros da Polícia do Exército, com instruções e monitoramento de oficiais da própria Guarda, com certificação da Polícia Federal.
Durante a cerimônia, o comandante da GCM, Paulo Siqueira, ressaltou o papel dos participantes, destacando o sucesso da mega operação que ele conduziu em parceria entre a corporação, o Demutran e as polícias Civil e Militar. A força- tarefa resultou no fechamento de 23 estabelecimentos comerciais, incluindo casas noturnas e boates por irregularidades no funcionamento. Em seguida, o comandante agradeceu o prefeito Lapas pela entrega das pistolas.
Na sequencia, o secretário de Segurança Pública e Controle Urbano, André Santiago, também salientou a operação e registrou que esse tipo de ação em conjunto com as polícias será uma marca do governo Jorge Lapas. “Trabalhando juntos, teremos bons resultados”, disse. “A entrega dessas pistolas é um processo de modernização. Estamos saindo da era dos revólveres e entrando na era das pistolas Ponto 380”, completou.
Já o prefeito destacou a importância do trabalho feito entre as forças de segurança pública, que tem demonstrado excelentes resultados. “A nossa Guarda tem o respeito das outras polícias pela sua capacitação e postura. Estamos avançando e a cidade ganha com isso”, frisou.
Lapas também parabenizou o efetivo pelas apreensões de caminhões que foram pegos despejando entulhos irregularmente na cidade. “Quando uma pessoa vê outra sendo autuada e pagando R$ 7 mil de multa, com certeza começará a pensar duas vezes antes para cometer a mesma infração. Já começamos a notar uma diminuição no lançamento de entulhos pela cidade”, explicou. “Nós não vamos ter tolerância com irregularidades”, alertou. Ele encerrou agradecendo o empenho de cada agente e disse que vai valorizar o trabalho da GCM. O prefeito esclareceu que irá trabalhar para dar condições de exercícios das funções de segurança. Anunciou ainda que estão previstos novos equipamentos como viaturas e uniformes.
Ao final, o prefeito fez três entregas simbólicas da pistola Ponto 380. A primeira foi entregue à GCM Adriana. “Esse é um equipamento muito importante para o nosso trabalho. Estou feliz pela evolução da nossa corporação”, afirmou a guarda.
O prefeito também esteve no gabinete do comandante para acompanhar o cronograma operacional, onde debateu e contribuiu com as estratégias para novas operações e o quadro funcional.
Também participaram do evento o diretor de Comunicação Social, Roberto Trapp; o secretário-adjunto de Segurança e Controle Urbano, José Walter Soares de Oliveira (Vavá) e o subcomandante da GCM, Medeiros, dentre outras autoridades.