UBS do Km 18 começou a funcionar na segunda-feira e segue padrão que a prefeitura vai adotar nas futuras unidades . Além de pediatria, ginecologia, odontologia e clínica médica, unidade conta com duas novidades: atendimento em geriatria e orientação, com professora de Educação Física, que coordenará atividades com a comunidade
Começou a funcionar na segunda-feira, dia 29 de setembro, a mais nova unidade da rede municipal de saúde: a UBS Padre Rafael Busatto, no Km 18.
Com capacidade para realizar 5 mil atendimentos mensais, o posto atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. No local, a população tem acesso a consultas em pediatria, clínica médica, ginecologia e odontologia, além de serviços como vacinação, inalação e curativos.
A UBS conta ainda com duas novidades na rede: consultas em geriatria, que até então era oferecidas apenas na UBS do Santo Antônio, e ainda acompanhamento com uma professora de Educação Física, que coordenará atividades com a comunidade, serviço que hoje só existe na UBS do Jardim D´Abril.
Para não interferir em seu funcionamento, a entrega oficial da unidade aconteceu no domingo, dia 28. Durante o evento, o secretário de Obras e Transportes, Waldyr Ribeiro Filho, destacou que a UBS atende a uma antiga reivindicação da comunidade. “Fico feliz porque trabalho em uma administração que não faz promessas, mas assume compromissos. Há 7 meses estávamos aqui, iniciando as obras, e agora estamos entregando essa unidade, que ficou muito acolhedora, bonita e funcional”, salientou.
Já o secretário em exercício da Saúde, Maurício Rosa, explicou que a UBS do Km 18 será uma unidade modelo para toda a rede. O mesmo padrão e qualidade de construção será adotado nas futuras unidades da rede.
Ele também afirmou que a unidade vai melhorar a qualidade do atendimento em toda a região e garantiu que, diferente de gestões anteriores, onde a principal preocupação era construir as unidades de saúde, a secretaria também assegura seu funcionamento adequado à população.
“Osasco teve, por muito tempo, um histórico em que havia pressa e urgência em entregar prédios, sem se preocupar com seu funcionamento. Mas isso não existe mais. Assumimos aqui um compromisso. Essa unidade só foi entregue porque tem 100% de condições de funcionamento. Já mobilizamos todos os recursos para que os medicamentos sejam repostos. Além disso, qualquer equipamento que quebrar, será substituído. A manutenção está completamente garantida”, salientou.
Ele também afirmou que o mês de setembro está sendo de muitas vitórias para a saúde de Osasco. “Estamos atingindo várias metas que são fruto de meses de trabalho. No sábado, zeramos a fila por próteses dentárias. E a mesma coisa está acontecendo com os ultrassons. Havia 14 mil pedidos na fila. Hoje, são 3 mil e, em outubro, também vamos zerar essa demanda”, anunciou.
Também presente ao evento, o deputado estadual Marcos Martins lembrou da luta da comunidade pela UBS. “Essa foi uma reivindicação feita inclusive no Orçamento Participativo. Por isso, hoje é um dia de muita alegria, por uma vitória da comunidade”, disse.
Já o padre Arlindo, da paróquia Imaculada Conceição, ressaltou a homenagem ao padre Rafael Busatto, que também grande atuação na região e dá nome à unidade. “O padre Rafael morreu muito pobre, pois sempre lutou não para si, mas por toda a comunidade. Sempre levou também uma palavra de conforto aos enfermos e suas famílias. Espero que essa unidade faça jus a seu nome, se dedicando aos doentes como ele se dedicou”.
O deputado João Paulo Cunha também ressaltou a homenagem ao padre e falou sobre a seriedade da administração municipal. “É muito bom ver uma administração que começa e termina suas obras”.
O evento foi finalizado com uma benção do prédio, pelo padre Arlindo.