Incutir valores para a vida é apenas uma das funções sociais do esporte. Despertar a consciência de que somos parte de um grande organismo e que de nossas ações depende a conservação dos recursos naturais é o objetivo da educação ambiental.
O projeto Pé de Moleque, parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Esportes, teve início em 2008, com o objetivo de unir a prática esportiva e a educação ambiental, envolvendo crianças e jovens entre 7 e 15 anos. No Parque Chico Mendes, os participantes do projeto treinam futebol e aprendem sobre o cultivo de hortas orgânicas, a importância em alimentar-se adequadamente e em utilizar os recursos naturais sem desperdício.
Neste ano, a festa de encerramento do projeto aconteceu no dia 14/12, no auditório do Núcleo de Educação Ambiental do Parque Chico Mendes com a presença de pais, alunos e convidados. O secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, também participou da comemoração e ressaltou a importância do envolvimento das crianças e jovens na mudança de comportamento das futuras gerações: “Melhorar as condições de vida no planeta dependem de uma série de valores que devem ser ensinados aos jovens desde cedo; aprender a respeitar a natureza e o que ela nos oferece, cuidar do ambiente que ocupamos e da nossa saúde culmina na melhoria da qualidade de vida e do ambiente”, disse.
O coordenador do projeto, Edson Ribeiro do Vale, salientou que, além das atividades costumeiras do projeto, no decorrer do ano os alunos são inseridos em novas ações, como o projeto Biodiesel e outras iniciativas na área da educação ambiental. De forma a incentivar a participação dos alunos nas demais iniciativas, são distribuídos bônus para a participação de sorteios de prêmios ao fim do projeto.
Edileusa Soares Augusto
Gestora Ambiental
Secretaria de Meio Ambiente