Durante discurso, Emidio ressaltou os avanços econômicos de Osasco, enquanto esteve À frente da prefeitura. Já Jorge Lapas destacou que o apoio do prefeito Emidio, da militância petista, da coligação “Osasco unida com a força do povo” e de sua família, foram fundamentais para a vitória.
A Justiça Eleitoral de Osasco diplomou, na tarde de segunda-feira, 17 de dezembro, o prefeito eleito da cidade, Jorge Lapas, o vice-prefeito, Valmir Prascidelli, e os 21 vereadores que ocuparão as cadeiras do legislativo na gestão 2013-2016. A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal de Osasco, e foi prestigiada pelo prefeito Emidio de Souza.
Presidida pelo Juiz da 213ª zona eleitoral de São Paulo, Dr. Samuel Karasin, a solenidade coroa a proclamação do resultado do pleito eleitoral ocorrido no último dia 7 de outubro, ocasião em que foram escolhidos prefeitos e vereadores de todas as cidades brasileiras.
Após 8 anos frente à prefeitura, Emidio de Souza aproveitou a ocasião para apontar os avanços de Osasco nos últimos tempos e se despedir da administração. “Deixo a administração com a sensação de dever cumprido, por ter conseguido resgatar o orgulho de uma das maiores cidades do Brasil. Osasco saltou da 25ª posição no ranking do PIB nacional, para 12ª. Além disso, um estudo recente divulgado no dia 3 de dezembro pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, mostrou que, pelo Índice de Desenvolvimento Municipal, Osasco é uma das cidades brasileiras em franca ascensão nas áreas de educação, saúde, emprego e renda, saltando da 101ª posição, em 2011, para 59ª colocação neste ano. Os números falam por si só”, comentou. Emidio ainda aproveitou para parabenizar e agradecer ao juiz eleitoral da cidade por ter “preservado a normalidade democrática” da eleição que culminou com a vitória de Jorge Lapas.
Depois de Emidio, foi a vez de Jorge Lapas discursar. Bastante emocionado, o novo prefeito da cidade fez questão de frisar que “há dez anos não imaginava ser prefeito” e que o destino o fez seguir caminhos que ele não esperava. “Esse não era nem um sonho remoto”, disse.
Lapas lembrou ainda dos laços que mantém com a cidade, já que é filho de Antonio Lapas, um dos emancipadores de Osasco. “É com imensa alegria e emoção que, nesta tarde, recebo esse diploma de prefeito do município de Osasco, cidade em que nasci, cresci, constitui família, e vi ser emancipada por causa da luta de homens corajosos, entre eles meu pai”, lembrou. Ele ainda ressaltou que não se distanciará das promessas e projetos que apresentou durante a campanha, e finalizou seu discurso agradecendo o apoio de sua família durante a eleição, ao Emidio, a quem classificou como um “irmão”, e à militância petista que, incansavelmente, levou o nome dele aos quatro cantos da cidade. “Encerro assumindo o compromisso de ser abnegado e intransigente na defesa dos interesses da nossa cidade e de trabalhar incansavelmente pelo bem de Osasco e de todos os osasquenses indistintamente”, finalizou, sendo aplaudido de pé.
O evento foi finalizado com as palavras de Karazin. O juiz eleitoral afirmou que, para lembrar a seriedade da cerimônia e a importância do momento, reproduziria, em seu discurso, as palavras proferidas por Hirant Sanazar, primeiro prefeito de Osasco, quando da sua posse, há 50 anos.
“Não sou daqueles que se deixam embriagar pelas honras do cargo. Antes, só me preocupo com a melhor maneira de servir a esta gente generosa, que vive sofridamente a procura de melhores dias. Em vez de jactâncias ou vaidades, o meu espírito sente o drama das responsabilidades da investidura, das obrigações assumidas para com o povo, de quem sou um instrumento e a quem somente devo prestar contas”, disse.